terça-feira, 2 de julho de 2013

30/06/2013 - Circuito das Estações Adidas Inverno - SP

Se está em busca dos resultados da prova, eles estão em http://o2porminuto.com.br/prova/confira/evento/4145#resultado

Já as fotos você pode conferir em:

Quer ver o vídeo dos corredores? Está logo abaixo o dos 5km!

O sábado anterior à prova estava lindo. Sol agradável em São Paulo, algo corriqueiro para um final de semana. E como se esperaria, domingo também seguiria a tendência de dia ensolarado. Bom, era o que eu estava imaginando, o que não foi bem assim.

Sabem aquele pensamento de "O que que estou fazendo aqui?", é... Tive um momento desses na prova enquanto garoava. Como podem perceber, eu odeio chuva. Mais pelo fato de eu estar com uma câmera na cabeça e ela ser o meu xodó (ok, não é para tanto) e eu ficar com um medo lascado de ela ter problemas mecânicos e eletrônicos por causa da água. Sorte minha que criei uma capinha para ela, que originalmente nem era para chuva!

E também por causa do tempo ruim, não deu para tirar muitas fotos no começo da prova. Também por causa disso as pessoas não tiraram muitas fotos comigo. Até que é justificado pois a chuva deixa qualquer um chateado. Eu então, nem se fala...

Algo que percebi desde a edição de Outono do Circuito das Estações foi a diferença de horários entre as largadas dos 5k e 10k. Essa diferença é de exatamente 1 hora. Logo, por que não fazer uma "dobradinha"? 

...É... O cabeçudo aqui abraçou esta idéia e fez a dita dobradinha. Até que foi divertido e dolorido (não necessariamente nesta ordem) e ainda mais aliado à chuva! Oh, como eu AMO a chuva! Sim, estou sendo irônico.

Mas! A chuva foi bem conveniente para efetuar um teste duplo! Primeiramente, a câmera que vive embaçando, literalmente. O que andei percebendo quanto ao embaçamento foi que:
  • Dias quentes: a lente começa a ficar embaçada por causa da transpiração da minha cabeça. Esquisito? Não se vocês entenderem como a lente funciona. Na realidade, como a lente rotaciona-se. Direto ao ponto: a lente rotaciona-se em 90º e isso faz uma abertura na estrutura da câmera, o que permite que o vapor quente entre e voilà, embaçamento à vista!
  • Dias frios: já tomou banho quente? E banho quente no banheiro totalmente fechado? Que tal um banho quente em um banheiro fechado em um dia frio? Pois é... o vidro embaça, certo? Um exemplo mais realista é você estar dentro de um carro totalmente fechado em um dia frio. À longo prazo (ou curto, se você tiver azar), o vidro vai ficar embaçado internamente. É igual ao que ocorre na câmera.
Solução para estes dois problemas? Para o dia quente, basta pensar em uma corta que o vapor quente não atinja a câmera de baixo para cima. Desta forma a capa foi bem útil! Já o dia frio tem certas controversas. Vamos pensar novamente no carro. O que fazer quando o vidro embaça? Se você não tiver o desembaçador, que nada mais é que puxar o ar quente do carro para fora dele, você simplesmente abre os vidros. Genial! E se for em um dia chuvoso? É... Teremos um problema.

A câmera pode ser aberta, permitindo a maior circulação de ar, desta forma evitando que o ar quente fique acumulado dentro dela. O que me salvou a pele foi a capinha dela, o que impediu de a chuva entrar dentro do compartimento aberto. Yes!!

Ok, ok, explicado o drama da câmera, pode-se perceber que no vídeo dos 5k não teve um grande embaçamento comparado aos vídeos anteriores. Isso é justamente pela observação do segundo ponto abordado, além de ter feito todos os passos explicados anteriormente. Claro que nota-se um embaçamento na metade do vídeo em diante (inclusive no dos 10k), que é justamente por ser um dia frio.

Mas mesmo assim, os vídeos ficaram "visíveis", o que foi uma grande vitória. Agora falta pensar em como estabilizar a trepidação da câmera, o que já adianto que já está sendo investigado, hahaha!

Voltando à dobradinha, um dos fiscais de prova ao me ver relargando nos 10k disse em alto e bom som "Poxa, outra vez?! OUTRA VEZ?!?!", tudo que pude dizer em imagem em ação foi "o que eu posso fazer?!?"

Um fato marcante na pós-prova foi na tenda da Cia Athletica. Uma moça de lá me ofereceu um brigadeiro. Exigência? Que eu falasse alguma coisa. Poxa... um brigadeiro! Sim, vontade foi o que não faltava, mas a mudez falou mais algo.

- Ah, se você falar alguma coisa eu te dou TRÊS brigadeiros!

Nossa, está melhrando! Mas eu não posso falar nada porque...

- Se você mostrar o seu rosto eu te dou SEIS brigadeiros! (ok, ok, ela me ofereceu 3, mas vamos dar um maior drama, né?)

Wow!! A proposta é tentadora, mas eu devo prezar pelo meu anonimato! Mas enfim, no final de tudo ela me deu o brigadeiro com a alegação que eu estava "muito magrinho"...Hmmmm! Já sei como pegar brigadeiros infinitos agora! Basta ficar magrinho!! Erm, digo, muito obrigado pelo brigadeiro, mocinha da Cia Athletica!!

E assim se foi o belo dia chuvoso de domingo, em que a vontade de ficar dormindo era grande, mas a de correr maior ainda!

Um forte abraço para todos e até a próxima!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário