segunda-feira, 29 de julho de 2013

28/07/2013 - Golden Four Asics - Etapa SP (2013)

Se está em busca dos resultados da prova, eles estão disponíveis em http://www.iguanasports.com.br/TimeFinisher/G4A/busca.php

Agora, se o que está procurando são as fotos do evento, seguem alguns links interessantes:

Esta é a segunda vez que participo da Golden Four da Asics devidamente "inscrito" (a primeira vez foi em BSB [relato aqui]). A proposta das provas é bem interessante, em que tratam-se de 4 meias maratonas em diferentes estados com o seguinte diferencial: são praticamente planas! Sim!! Excelentes provas para obter o recorde mundial pessoal!

Mas como eu sou um baita de um azarado, os problemas começaram na retirada do kit. Na G4 de BSB, eu me inscrevi como "Corredor Anônimo", o que não deu maiores problemas para a organização. Claro que eu larguei no pelotão geral, uma vez que eu não tinha índice para a Elite B (Elite A? Pfffff, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha). Entretanto, na Golden Four de SP, a história foi diferente. BEEEEM diferente.

Resumindo ao máximo a conversa que tive com a moça das inscrições, o que ela alegou foi que a prova é fechada e não é possível utilizar nomes fictícios. Até tentei contra argumentar com a de BSB, mas não deu certo. Sim, amiguinhos, problemas à vista. Só para constar, a minha inscrição ficou com meu nome real ("Anôôônimo, o seu nome não é 'Corredor Anônimo'???", bem que eu gostaria, mas não é...)

Foi aí que comecei a pensar em algumas alternativas, e uma delas soou bem interessante. A Golden Four tem em média 5 mil participantes. O que fazer? Quem sabe "mascarar" o número de peito para, quem sabe, 9999? Ninguém seria afetado e eu conseguiria manter meu Anonimato. (Ok, eu poderia utilizar o número 0, mas não vamos esculachar, né?)

Bem vindo, Rafael!
A segunda foi mais simples. Por que não "ceder" a inscrição para uma outra pessoa? O problema é que eu não tinha os dados dessa pessoa (talvez porque ela não existisse), então vamos imaginar em um nome, pronto, "Rafael"! Mas como saber que ela de fato sou eu? Simples! Equipe "Corredor Anônimo". E a idade??? Ok, chegamos em um ponto delicado. Supondo que escolhi uma pessoa do sexo masculino, o tempo que faço condiz com o de uma pessoa "na média" na casa de 20 a 29 anos. Dessa forma, o nosso Rafael teria uma idade nessa faixa.

Por que toda esta preocupação? Premiação! Como a inscrição era no Geral, é difícil chegar entre os 5 primeiros no geral ou os 3 primeiros amadores. Mas!! Havia o problema envolvendo as faixas etárias, em que o primeiro lugar de cada faixa ganharia também um troféu. Lembram-se do meu tempo condizente? Novamente, é dificil uma pessoa de 20 a 29 anos ser a primeira na faixa etária no meu tempo (claro que estou dizendo em um evento de grandes proporções como a G4).

Pronto! Rafael nasceu simplesmente para manter o meu anonimato! Obrigado Rafael!!

Agora seria tudo mil e uma maravilhas, certo? Ainda não, já que tive atrasos para chegar na arena. E para melhorar tudo, fila. Sim, meus amigos, uma fila gigantesca para o guarda volumes. Não seria tão desesperador se não estivesse marcando no relógio 06:55. Com os pertences guardados às 6:59, não preciso mencionar que já fiz um pré aquecimento até a largada. Para minha alegria, o meu relógio estava adiantado 4 minutos em relação com o da prova (ou o da prova estaria 4 minutos atrasados em relação ao meu relógio?), o que deu para fazer um breve alongamento e aguardar a largada.

Agora sim, tudo lindo e maravilhoso, certo? Creio que não, já que o pelotão geral com tempo estimado em 1h40min estava saturado de corredores. Ou seja, estive do lado de fora das grades até a largada. Mas foi tranquilo e deu para sincronizar bem o Endomondo com o pisar do tapete. Naquele momento, começaria a célebre luta entre...

O CORPO E A MENTE
(Leia esta frase com eco, fica mais emocionante!)

G.I. Joe!!!
Os primeiros quilômetros foram bem tumultuados. Podemos dizer que até o 2km foi basicamente ficar desviando dos corredores até correr com total liberdade. E estas manobras radicais eram livres: Subir na calçada, aproveitar uma fresta entre dois corredores, tangenciar a prova, deslocamentos laterais... Após os dois quilômetros de prova, a única manobra radical que tentei abusar foi o tangenciamento da prova, algo que eu não utilizava até então.

"Mas Anônimo", o que é tangenciar? Vamos pensar que você quer fazer o menor percurso possível entre um ponto A e um ponto B. A titia maroca já falava que a menor distância entre dois pontos é uma reta. Mas, como você não pode fazer Parkour no meio da corrida, saltando de casa em casa, o que você faz é o tangenciamento.

Mas como se faz o tangenciamento? Calma, calma, explicarei superficialmente, juntamente com a continuação do relato, em breve! Fiquem ligados!! Ok, vamos explicar brevemente o tangenciamento, e existe a forma totalmente errada, a errada e a correta:

Totalmente errada:


O que dizer? Não é porque a tia Maroca disse que a menor distância entre dois pontos é a reta que você vai comprar um trator e seguir à risca as recomendações dela. Está certo que em algumas provas a vontade é justamente essa, mas não é para obter a menor distância, seria para... bom.... vamos para a próxima forma.



Errada:


"Mas Anônimo! Eu corri no próprio percurso! Não está certo??" Ok, quase certo, mas está mais para "errado" do que "certo". Brincadeiras à parte, grande maioria dos corredores comete este engano, o que não é tão catastrófico quando a forma acima, mas você ganha alguns metros no final do percurso. Lembram do GPS marcando uns metrinhos a mais? Então, justamente por isso.


Correta:


Estranho, né? Mas acreditem, é exatamente desta forma que o menor trajeto é traçado. Vejam que você aproveita bastante os pontos de curva, passando bem próximo a eles (por isso a expressão "tangenciar"). Desta forma a sua prova de 10km terão realmente 10km, e não 10km e uns 300metros. Lembrando que a prova deve ser medida oficialmente para a lei da tangência ser válida!

Explicada a tangência, voltemos ao relato! Confesso que correr rente às curvas requer prática e, obviamente, um conhecimento prévio do percurso nem que seja por mapas explicativos. Pelo menos deu para se aproximar um pouco dos 21.097m!

Ao entrar na USP, notei dois corredores bem embalados que estavam aparentemente papeando. Vejam bem, papeando em um ritmo de aproximadamente 3'50/km!! É muita velocidade! Foi chegando mais e mais próximo deles que notei que eram o Vicent
Sinta a energia do Vicent!
Sobrinho e o Luis Eduardo. E acreditem, chegar perto deles foi difícil, extremamente difícil... Passando por eles escutei um "Relaxa os ombros e mova mais os braços". O ponto interessante foi que eu estava a uns 10 metros e escutei claramente, logo, era para mim (ou talvez fosse, não sei...) fiquei impressionado e notei que eu estava totalmente travado mesmo. Obrigado, amigos!!

Em seguida, vi um herói correndo, sim, amiguinhos, um baita herói! O rapaz encarou os 21km na maior facilidade com sua imbatível prótese. O que dizer? Apenas bati palmas, era o que deveria ser feito! Quem souber o nome desta grande celebridade, por favor avisem-me! Lembrando que este rapazinho foi primeiro lugar na categoria ACD relacionado aos membros inferiores! Parabéns à ele!!

Houve três momentos que a adrenalina correu solta no corpo, em que a primeira foi quando escutei lá longe um "VAI ANÔNIMO!!!", e pelo timbre de voz posso assumir que foi o Corretor Corredor, grande figura no mundo das corridas! Quem puder, veja o album de fotos que ele disponibiliza no face dele!

Durante a prova houve certos problemas envolvendo a hidratação. Não, não é que faltou hidratação, o problema foi que eu tinha certa dificuldade em pegar os copos de água... Bom, fazer o que, né? Pelo menos deu para pegar um copinho e tomar metade, um Gatorade e tomar novamente metade e finalizar com um copo... Que deixei cair no chão por imperícia... Urgh!!!

Pessoas de fora podem pensar que eu tenho facilidade em correr. ERRADO!!! Nesta prova percebi o quanto eu ainda tenho que melhorar. A temperatura estava bem abaixo do que eu estou habituado a correr (em algumas fotos eu fico cheio de orvalhos!) além de que respirar era um sacrifício. Alie isso a estar com princípio de resfriado e o ar vir queimando nas narinas. Ah, que coisa maravilhosa... Só que não...

E diante destas dificuldades, veio mais uma dose de adrenalina, a segunda para ser mais exato. Vocês devem conhecer o BopNet. Não?! Bopnet é um canal bem interessante no Youtube que tem uma sessão de corridas também. E o grande protagonista deste canal é o José Roberto, cuja meta neste ano é a de completar 600km. Isso mesmo 600 QUILÔMETROS em um ano. Já que este desafio poderia ser fácil demais (ah, basta correr 2 km por dia, né?), ele o dificultou: 600km em provas!! Sim, amiguinhos! Ele de fato é o cara já assistiu os vídeos dele? Corre lá em http://www.youtube.com/user/bopnet!

A dose de adrenalina? Ele estava lá, correndo no trecho indo e eu estava justamente voltando, tudo dentro da USP. E não é que ele veio dar aquela filmada esperta com a GoPro dele? Eu não sei nem o que dizer. Na realidade, eu nem sabia o que fazer naquele momento. Apenas acenei e tentei passar um pouco de energia positiva para ele, já que uma meia maratona naquele frio, ninguém merecia. Parabéns José Roberto!

Uma coisa que gosto de fazer no meio da prova é interagir com os corredores. Ok, não chega a ser uma graaaande interação, apenas no estilo de alguém falar alguma palavra chave voltada para mim, eu procuro acenar de acordo. E isso aconteceu no posto de hidratação, quando um dos staffs viu-me passando e soltou um "Hey Spider". O que fiz? Levantei a mão. Quando ele notou que eu tinha respondido, ele soltou bem alto um "Vai lá Spider!", no que respondi erguendo os dois braços. Gargalhadas "correram soltas".

Como aguentar os 21km? Pensei em dividir a prova em duas, 10km e 11km. O que deu certo até os 10km. Depois disso fui obrigado a correr automaticamente procurando não deixar o pace subir demais, já que o desafio do TOP 100 estava em jogo. E foi justamente isso que notei: a primeira metade foi mais rápida, já a segunda... Estratégias a parte, pensei em concluir a prova em 1h20m30s. Isso dá quase uns 3'50 min/km. Esta matemática começa a dar errado quando as parciais de km a km começam a sofrer uma grande variação. A propósito, a prova que fiz ficou toda no Endomondo, neste [link]. O primeiro km foi feito em 3:55, já o quarto... 3:36... Ou seja... Era uma questão de tempo para a quebra vir.
Rapaz, como esse cara corre solto!!

Ao final da prova, a última dose de adrenalina. E não é que o Corretor Corredor achou de tirar inúmeras fotos minhas correndo ao virar no Joquéi? Wow, eu não merecia tanto! Obrigado pela consideração, cara! E graças a isso consegui forçar bem mais nos últimos 400m!

E voilà! A prova no bruto foi concluída em 1h21min36seg, o que me garantiu a medalha de TOP 100! Missão cumprida!

Foi aí que caiu a ficha. O tempo líquido caiu em praticamente 3 minutos! Ou seja, há um grande teto ainda a ser alcançado! Wohooo! Será que a Golden Four de BSB promete agora em 2013?!

E assim se deu a minha corrida. Espero que o relato tenha sido proveitoso e vamos lá, voltar À velha vida de gravar vídeo dos corredores até chegar o próximo momento de superar novamente os limites!

Até breve!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Corre muuuuito esse cara!
    Parabéns mais uma vez, bro \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago! Poxa, obrigado!

      Lembre-se que um dia nos trombaremos em uma prova em Sampa!

      Um forte abraço!

      Excluir
  2. Que coisa doida esse negocio de corredor mascarado! Muito original, mas nao é quente? Adorei sua descrição da prova e tb seu tempo! Show!!
    Parabéns
    Vanessa

    www.nossodiariodetreino.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!

      Sim, é quente, mas não "insanamente" quente, já que a máscara é de um tecido que tem elastano e algodão. Dá para respirar bem tranquilamente. Não beeeeeeem tranquilamente, mas tranquilamente!

      Oh sim, obrigado!! E parabéns pelo seu blog recém criado! Dei uma lidinha lá e posso afirmar: musculação realmente faz diferença, quanto mais em uma prova como essa!

      Um forte abraço do Anônimo!

      Excluir