domingo, 16 de dezembro de 2012

16/12/2012 - Circuito das Estações Adidas Verão - SP

4 comentários
Quer ver o resultado da corrida? Ele está disponível em http://o2porminuto.com.br/prova/confira/evento/3293#resultado

Quer ver as fotos? Seguem alguns sites interessantes!
Se você se deparar com uma figura dessa à noite,
o que você faria? O QUE FARIA?!?!
Ah, mas você quer ver o vídeo dos corredores? Em breve ele será disponibilizado! Aqui está!!

Muito bem, muito bem, o dia de ontem não foi muito esperançoso para uma corrida. Digo, veja bem: choveu o dia todo! Bom, o dia todo em Campinas, pelo menos. O meu temor seria de chover também no dia da prova. "Ah, Anônimo, você é feito de açucar?!", não, não é isso. Como vocês sabem, eu gosto de realizar gravações durante a prova, e a minha câmera é resistente à água (e não A PROVA d'água). Logo, eu poderia acabar a brincadeira sem ter uma câmera para contar a história, huhuhu!

Temor esse que se passou nas primeiras horas do domingo, em que o dia amanheceu apenas nublado. Por segurança, levei os óculos, já que a minha máscara tem a fama de se desmanchar lentamente na chuva, além de embaçar o visor e talz. 

Sinta o poder DELAS na Vênus RJ!!
Oh, sim! No dia de hoje houve algumas corridas na capital além do Circuito das Estações, que foram a Sargento Gonzaguinha e o Circuito Vênus. Esse último eu tenho uma certa vontade de registrar, já que o ambiente é totalmente mais florido que o normal, se é que me entendem. Claro que eu não sei qual seria a reação de se ver um homem correndo de pipoca nessa corrida, quanto mais uma entidade não identificada correndo de pipoca nessa prova! Mulheres, vocês se sentiriam constrangidas com um ser esquisito correndo entre vocês?

Muito que bem, voltemos ao Pacaembu! Uma das novidades (bom, para mim foi uma novidade) foi a largada dupla que foi a dos 5k às 7:30 e dos 10k que ocorreu uma hora depois. Isso daria uma estratégia interessante para mim que seria:

Plano A: Gravar a largada dos 5k e a chegada dos 5k - Plausível? Sim! Veja só, se considerarmos que uma pessoa caminhando rapidamente realize um ritmo de 10 min/km (é só uma consideração, calma lá!), isso nos daria um tempo total de 50 minutos. Dessa forma, daria tempo sossegadamente de gravar a chegada de todos os corredores.

Plano B: Gravar a largada dos 5k e realizar o vídeo dos corredores dos 5k - Plausível? Erm... Sim. Contanto que eu estivesse 100% e não ter realizado nenhuma loucura nos dias anteriores até que seria possível. O problema? O que deveria ser uma prova de 10k transformaria-se em uma prova de 15k (Uma Gonzaguinha!). Claro que eu teria um maior tempo para me recuperar, já que faria os 5k para um tempo de 22'30'', dando uns 38 minutinhos de descanso.

Plano C (e esse foi o plano escolhido): Gravar a largada dos 5k - É... era o que tinha para hoje...

E tive cerca de 50 minutos para ficar zanzando de um lugar para o outro tirando fotos e perturbar interagir com os corredores presentes. E até que rendeu bem! Deu para atazanar cumprimentar muitos corredores e tirar bastante fotos. Claro que em breve irei ter uma meta de fotografias, mas isso ficará para o ano que vem, hahaha!

Colucci e as Divas: Estela Marcondes (esq) e
Vanessa Moura (dir)
E lentamente estou começando a perder meu medo de crianças e vice-versa. Acho que o medo delas está sendo transferido lentamente para os corredores! É incrível como eles tendem a fugir de mim e me ignorarem como se eu fosse um fantasma. Não, meus amigos corredores! Fechar os olhos não vai me fazer desaparecer! Bom, talvez faça, mas não é o caso!! Quer se ver livre de mim? Aperte minha mão!! Simples assim!!

Mais uma vez encontrei muitos corredores famosos como o Antônio Colucci e o Fabio Namiuti, além de algumas beldades que garantiram um pódio especial hoje nos 5k. Sim, meus amigos!! Estou falando da Vanessa Moura e da Estela Marcondes!


Muito bem, vamos falar agora da corrida! O percurso não sofre muitas alterações durante o passar dos anos (Ele foi modificado em algum ano?!) e para os que vem de fora, o percurso é bem similar ao que teve no Circuito Caixa em SP! Ao meu ver, os principais pontos de dificuldade são a subidinha que dá acesso ao minhocão e o próprio minhocão.

Grande Fábio Namiuti!
E eu tive problemas! Não, não no minhocão, mas problemas envolvendo minha mochila no minhocão. Bem provavelmente os óculos ficaram de atravessado dentro da mochila, causando uma saliência que vira e mexe roçava nas minhas costas. Ou seja, não demorou muito para eu ser obrigado a correr com uma mão afastando a mochila das costas (quando eu não era obrigado a usar as duas! E o medo de deslizar na descida? Vish...) 

Mas no final tudo deu certo! Vou ver se no futuro eu coloco os óculos em um lugar específico na mochila e ver se acontece a mesma coisa. 

E foi assim que foi o meu Circuito das Estações Adidas! Agora que liberaram mais cidades participantes, será que chegou a hora de eu correr em Recife? Nunca se sabe!

Um forte abraço a todos e nos veremos na São Silvestre!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

09/12/2012 - Série Delta - Etapa Grécia (Campinas)

0 comentários
Se você está procurando o resultado da prova, ele está neste link: http://o2porminuto.com.br/prova/confira/evento/3716#resultado

Agora, as fotos estão disponíveis nos seguintes sites:


Está procurando o vídeo dos corredores nessa prova? Aguarde! Em breve ele será disponibilizado! Já está disponível!

Salve, salve, amantes, entusiastas e curiosos do mundo das corridas! Finalmente consegui participar de uma prova em Campinas que é necessário correr em volta do Taquaral! E o melhor de tudo, na Série Delta! Sim, tenho um histórico problemático com essa prova, mais especificamente na etapa China.

Sabem a câmera que utilizo em minha cabeça? Então... originalmente ela não ficaria na minha cabeça. Achava inocentemente que utilizá-la presa em minha mochila ajudaria muito, já que a mochila é fixa no meu corpo a lá um paraquedas (ok, nem tanto...).

Ah, se arrependimento matasse! A câmera ficou fixada com uma fita de porta número, em que essa faixa dava uma volta na mochila. Nem preciso falar que a gravação não ficou boa, né? Digamos que ficou bem psicodélico, como se estivesse ocorrendo um maremoto seguido de um furacão. Sim, meus amigos, a gravação ficou uma droguinha!

Ok, o tempo passou, foi criado um suporte improvisado para acomodar a câmera na minha cabeça e lá fui eu tentar me redimir pela gravação mal feita. Mas claro que da outra vez eu interagia pouco com os corredores. Agora, praticamente falo pelos cotovelos com eles. Claro que eu não falo, né? Hahahahaha! Sim, me refiro ao "Imagem e Ação" mesmo...

Eu acreditava que iria chover cedo já que o céu estava bem nublado lá pelas 6:00 da manhã. Observando isso, já me preparei para o plano B, que seria levar os óculos de aventura também. Para quem não se lembra dele, eu o utilizei na Asics Golden 4 de Brasília! Como a minha máscara não tem uma resistência boa na chuva (ela começa a dar umas pequenas deformadas, além do visor ficar totalmente embaçado), o óculos é a escolha perfeita para dias de chuva.

Cheguei na arena umas 6:50, tempo suficiente para ficar dando umas passeadas e interagir com (ou seria perturbar?) os outros corredores. Tanto que quase perdi a largada fazendo isso, hahaha! Mas uma coisa que andei percebendo (bom, pelo menos em Campinas), parece que as pessoas estão tirando mais fotos comigo. Provavelmente deve ser resultado da interação (talvez amolação) que ando realizando com a tribo da endorfina.

"Ok, Anônimo! Mas e o principal? E a corrida??", calma, já ia falar disso! Já vou confessar que essas foram as duas voltas mais cansativas que já realizei! Explico: semana passada não realizei meus treinos por motivos diversos. Além disso, tive uma dieta totalmente saudável: Coca-Cola. Sim, meus amigos, é uma lástima. Espero que esses dois pontos absolutamente negativos não se repitam. 

A primeira volta foi um pouco tranquila, mas achei que eu estava ficando mais e mais cansado. Curiosamente não senti tanto cansaço assim nos 10k lá da Disney Run deste ano. Então posso tranquilamente assumir que foi devido aos dois pontos explicados anteriormente. Enfim! O show deve continuar!

Ah sim! Adotei uma estratégia que vem dando certo: deixar um isotônico na mochila. Infelizmente ele fica na temperatura ambiente quando o tomo ao final da corrida, mas sabem como é, nada é perfeito. Pelo menos dá aquela refrescada!

No final da corrida foi um repeteco do início: muitas pessoas falando comigo e tirando fotos, o que eu acho super legal! Pena que eu tenho vergonha de pedir que as pessoas tirem uma foto da minha máquina também... Tudo bem, tudo bem! O que importa é que tiro fotos delas, hahaha!

Um forte abraço para todos e nos veremos dia 16 de Dezembro em São Paulo! Circuito das Estações Adidas!!

domingo, 2 de dezembro de 2012

02/12/2012 - 9a. Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day

2 comentários
Se você está procurando os resultados da prova, eles podem ser verificados neste site: www.smartsource.com.br/latin/resultado.php?id=86

Já as fotos estarão disponíveis em breve nos sites abaixo:



Bomba! Descobrimos como o Anônimo corre
tão rápido!
Na data de hoje, 2 de Dezembro, houveram diversas corridas ocorrendo em todo o país (oh, conte-me uma novidade, Anônimo...), em que três me chamaram a atenção:

- 5 Milhas de Joaquim Egídio (Campinas - SP)
- Desafio de Corrida Flex Pé (Mogi das Cruzes - SP)
- Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day (São Paulo - SP)

Como eu gosto de provas que tenham um público bem elevado, eu optei pela última, que ocorreria em Interlagos. Sim, DENTRO do autódromo de Interlagos (Autódromo José Carlos Pace, formalmente falando). Ok, como vocês me conhecem (vocês me conhecem, certo? CERTO?!?), minha intenção era participar dessa prova na pipoca de sempre, já que imaginei que seria uma prova legal, em que pipocas poderiam correr e talz e na própria Maratona de Revezamento do Pão de Açucar não tinha uma fiscalização em que o corredor 2 só deveria entrar no posto de troca depois de 4 minutos, 10 segundos e 410 milésimos e blablabla...

Falha minha. Mas falha TOTAL minha mesmo! A Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day (vou chamá-la apenas de ASRD para fins de simplicação) era bem rigorosa nesse aspecto. Em suma: pipocas não tinham vez. A princípio eu achei uma grande caretisse, mas pensando melhor, vi que era necessário realizar isso. Vou levantar alguns pontos:

- Segurança dos atletas: Verdade seja dita, pipocas geram uma maior preocupação por parte dos organizadores. Já não basta os atletas devidamente inscritos terem alguns problemas por causa do tempo (lá em Interlagos estava muito quente! Ok, essa é uma situação hipotética!) e agora os pipocas também poderiam dar alguns chiliques por lá. Vejam bem, não é uma prova que a pessoa chega no final e pronto. É um revezamento! é Cíclico! Uma pipoquinha pode se empolgar e fazer 5k... 10k... 20k... Sol quente das 10:00 batendo no coco. Sim, é desesperador.

- Possibilidade de fraudes: vamos supor que uma pipoquinha feliz possa correr tranquilamente na ASRD. Suponhamos também que essa inofensiva pipoquinha esteja com o chip de outra pessoa escondido. Pronto, meus amigos, está instaurado o caos dos tempos!! Será que a dona Carlota realmente fez 5k para 18 minutos, sabendo que ela tem seus notáveis 60 anos? Ok... pode ser que a dona Carlota seja uma daquelas atletas que nascem a cada 1000 anos e talz, mas vamos nos segurar no óbvio!

- Muvuca: Se já é dificil correr com um mar de gente em uma prova convencional, imagine agora correr com esse mesmo  mar, só que de pipocas. Sim, é frustrante saber que pessoas que nem deveriam estar ali (desculpem pelo tom, desculpem pelo tom!) acabaram influenciando o seu tempo e, surpresa! Não foi de uma forma positiva...

- Circuito fechado: Quando o revezamento está ocorrendo em um espaço público (Ruas, Avenidas, Parques, etc), realizar a interdição é praticamente impossível para as pipocas. Agora, como se trata de um ambiente fechado (para entrar na pista, é necessário passar pelos boxes) a interdição é mais simples. Graças a isso, há um maior controle do tempo de conclusão da prova. É duro dizer isso, mas as pipocas são uma variável a mais nessa complexa equação de tempo que persegue e atormenta os organizadores da prova. A solução para os espaços abertos? O anúncio: "A via será interditada das 07:00 até as 10:30". Depois disso, meu amigo, é salve-se quem puder! Como se trata de um espaço fechado, isso não é necessário, pois ele é, bem, digamos, "hermeticamente fechado".

Ok, após escrever tudo isso, acho que me sinto bem culpado em querer correr de pipoca nesse revezamento, mas deu para me divertir (e divertir a manhã de outras pessoas também, eu acho...) não sendo necessário correr no autódromo. Explico: em uma corrida de revezamento, 1 corre (dãã) e os outros integrantes ficam aguardando (dãããã). Tcharaaaaans! Nesse caso (repito apenas nesse caso do revezamento), mais vale a pena ficar andando na arena da prova do que efetivamente participar de pipoca! Você encontrará muito mais pessoas dessa forma, o que era meu foco desde o princípio (mas confesso que eu queria correr!!).

Apenas uma largada normal, com corredores
felizes e o Homem Aranha...
(Foto: Acosm Sapucaí Mirim - ASRD 2011)
Vi muitas celebridades por lá. Antônio Colucci (Run Porter!), Augusto Verrengia (Camisetas Vamos Correndo!!), Castor Meduza (Ele corre fantasiado de Homem Aranha!!!) (detalhe que não tirei foto com nenhum deles), além de outros corredores que estavam lá para fazer a prova brilhar. O gozado é que na maior parte das vezes que o pessoal me abordava (ou quando eu abordava o pessoal?) eles perguntavam se eu tinha corrido "daquele jeito". No jeito Imagem e Ação, eu explicada que eu não pude correr, pois eu não tinha o chip e o numeral de peito e dessa forma eu era barrado (o gozado era que poucos compreendiam isso...Talvez minhas mímicas estavam bem surreais...).

E ganhei dois novos apelidos! Radioativo e Ultraman! Um dia ainda farei uma enquete para ver qual nome os corredores gostam de me chamar nas provas da vida...

Augusto Verrengia (direita)
(Foto: Leo Binda - Correndo na Ilha)
Outra coisa que me deixou bem encacucado foi com a seguinte pergunta dos corredores: "Por que você corre assim?". Alguns até emendavam a pergunta com "É por alguma causa social?" ou até mesmo "É alguma promessa?".

Meus amigos... caso eu encontre o motivo de eu correr assim, eu os informarei prontamente! Só adianto que eu corro assim pois eu apenas... Corro assim!

Simplesmente... Colucci!
(Foto: Antonio Colucci)

Ah... mas não posso me esquecer do mar de estudantes que fizeram questão de tirar fotos minhas. Até eu concordo, já que é sempre bom tirar foto de coisas peculiares, para não falar esquisitas, e assim guardar para a eternidade. Mas foi algo que eu não estava esperando!! Em breve colocarei a foto deles aqui!

E assim foi a minha Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day! Essa foi a nona realizada mas a minha primeira que participei de uma maneira "não ortodoxa". Espero poder participar dela no ano que vem, isso é, com numeral de peito e chips.

Assim quem sabe as pessoas descubram que eu posso correr desse jeito, hohoho! Mas claro que tem que ter aquela ambulância esperta me escoltando. Só por precaução, né?

Ah sim, o mar de estudantes! Achei uma foto super legal que tiraram entre eles e com um ser não identificado entre eles (oh, quem será que é?) que está logo abaixo. Mas eles são mais que estudantes! São estudantes trabalhando em prol de outros estudantes, até mesmo de professores e diretores de escolas! Sim, meus amigos! Estou falando do Programa SuperAção Jovem, em que segundo eles: "O jovem não é o problema, o jovem é a solução!". Fiquei feliz em saber que existe um projeto show de bola como esse e, melhor ainda, que esse projeto é um programa educacional do Instituto Ayrton Senna!

Parabéns à moçada de Matão por prestigiarem o evento!
Um dia correrei por aí!
Quem ficou interessado, acesse o site do Programa SuperAção Jovem neste link e o site do Instituto Ayrton Senna neste link.

Um forte abraço a todos e até a próxima prova!

domingo, 25 de novembro de 2012

24/11/2012 - Night Run CPFL 100 Anos

8 comentários
Se você está em busca dos resultados, eles podem ser conferidos em http://www.championchipbrasil.com.br/resultados.asp?id_evento=669

Agora, se você quer as fotos do evento, pode encontrá-las no seguinte site:

Mas, se o que quer mesmo é ver o vídeo dos corredores, aqui está ele!


Ah, uma corrida noturna! Esta seria bem diferente da que participei anteriormente, que foi a Fila Night Run aqui em Campinas mesmo (relato neste link), pois eu não iria correr para competir, mas para filmar a galera, como faço eventualmente, hehehe! Só que eu teria dois desafios:
Nota para mim mesmo: correr com roupa branca
em provas noturnas. Parabéns corredores!!
  1. Gravar em ambiente sem iluminação adequada: Já tentaram gravar um vídeo em um ambiente com pouca iluminação? Fica esquisito, né? Então... Com a corrida não seria diferente (pois se trata uma corrida NOTURNA), e eu estava cogitando de levar uma lanterna portátil a fim de iluminar o que estivesse próximo a fim de evitar efeitos "indesejáveis" na gravação. No fim, não usei a lanterna e a gravação... bom... vejam o vídeo e tirem suas conclusões.
  2. Possibilidade de chuva: Esse era o meu maior temor. Temor duplo, pois minha máscara-capacete não foi feito para, bem, correr na chuva. Ainda mais que a câmera fica em cima da minha cabeça, sem proteção alguma.
Com esses desafios em mente, fui para o local da prova. Se bem que como eu fiquei enrolando, cheguei bem atrasado (originalmente eu gostaria muito de estar lá às 18:00, ficando à paisana sossegadamente e ficar  "à caráter" lá pelas 18:30, horário da entrega dos chips de corrida), lá pelas 19:30. Enfim, deu para tirar um "O que é isso?!" dos corredores, além de tirar umas fotos com a galerinha endorfinada, juntamente com os animadores de lá, que estavam com pernas de pau. Tá aí uma idéia legal: correr de perna de pau!

...Pensando melhor... deixa pra lá.... crianças, não façam isso em casa!!!

Corredor Anônimo ao RESGATEEEEEEE!!!
Uma das cenas que ficou estampada na minha memória foi um garoto que ao me ver aquecendo começou a gritar histericamente e... saiu correndo atrás de mim!! Esse ato com certeza não estava no roteiro! 

Ao terminar o aquecimento, fui fazer os alongamentos de praxe, quando vi que todo mundo iria fazer o alongamento conjunto. Então tá, né? Fui lá "discretamente" realizar o alongamento com os demais corredores, com direito a realizar uma aulinha descontraída de aquecimento ao estilo "um passo para frente, um passo para trás, dá uma rodadinha, três pulinhos...", enfim... Foi divertido!

Para finalizar (calma, finalizar o processo anterior à largada! Não acabei o relato não!!), fiquei assistindo um vídeo promocional dos 100 anos da CPFL, que achei bem interessante. Pena que eu o peguei pela metade... Tentei procurá-lo no youtube, mas creio que não foi divulgado ainda. Mas!! Acho que este vídeo retrata bem a mensagem:


Muito bem, muito bem! Depois disso, enfim, à largada! E não é que achei novamente o simpático senhor que apesar das adversidades com sua perna sempre está lá praticando a corrida? Um grande parabéns a ele e vou divulgar a foto dele deste evento, pois ele merece segue ao lado uma foto desse garoto alto astral!

Esse é o verdadeiro herói e
vencedor da prova. Parabéns
a ele!
Ok, com a largada realizada, lá fui eu logo atrás, em que momentos antes eu parei em frente ao guarda volumes e cumprimentei as moças do staff, em que uma disse "Está atrasado, hein??". Poxa, eu SEMPRE estou atrasado!! Hahahaha!! Bom, é o preço a se pagar.

Ah, esqueci de informar o terceiro desafio: Ver as coisas com o visor de celofane. "Mas, mas, mas, qual o problema, Anônimo??", ora, é simples! Está escuro, e o celofane escurece mais ainda as coisas! Para eu errar o passo e enfiar o pé em um buraco, são dois palitos (e curiosamente isso aconteceu, ainda bem que tive um reflexo bom e evitei uma desgraça... Tá certo que era apenas uma depressão na rua, mas...)

Oh sim!! Nessa corrida posso afirmar que 80% das pessoas me chamou de "Anônimo"! Estou ficando conhecido!! Uhuuu!!! Mas confesso que senti saudades do Homem Aranha, Mascarado, Mr. M, Ninja, Tron, Stig... Até o momento que alguns corredores me chamaram por esses apelidos! Como diria o Corretor Corredor, "YES!!!"
Já pensou se fizerem um filme do Anônimo?
Não... melhor não...

Um apelido inusitado foi o que uma galera que estava nas proximidades do Portão 5, mais especificamente na Barraca Pastel, quando viram esta figura correndo começaram a gritar "Vai Darth Vader!!!". Ok... eu não esperava por isso! Hahahaha!

E assim foi indo, até que nas mediações da Arautos da Paz começou a chuviscar, para depois dar uns pingos mais fortes, até começar a cair o toró! Nesse momento, infelizmente fui obrigado a desligar a câmera a fim de evitar que ela sofresse danos irreversíveis (Seguro morreu de velho, sabem como é, né??) e sofrer com o segundo e terceiro problema, pois a máscara-capacete não aguentaria tanto tempo na chuva, além de a visibilidade ficar totalmente... digamos... não visível! Quase bati em uma placa de quilometragem, além de quase não realizar a penúltima curva, que dava em uma subida indo para o final da prova. Sim, visibilidade 0, minha gente!

Mas a prova em si foi legal. Obviamente que seria bem melhor se não tivesse chovido. Paciência.

Como a chuva começou a cair com força, fui obrigado a deixar o recinto, sem gravar a premiação, o que é uma lástima. Mas deu tempo de registrar a foto de entrada e a foto logo abaixo, que dedico aos corredores de Campinas! Obrigado endorfinados!!

Notem a felicidade do rapaz e a do Anônimo!
Vem correr você também, vem!


Um forte abraço a todos e até a próxima, que será na 9a. Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day no Autódromo de Interlagos!

sábado, 24 de novembro de 2012

18/11/2012 - Disney Run - Troféu Zumbi dos Palmares

0 comentários
Se você deseja localizar o resultado da prova, ele está disponível neste link (Corpore.org.br)
Agora, se o que deseja é encontrar a sua foto, estes sites podem te ajudar!

Mas, se o que deseja é procurar o vídeo dos corredores, está no local certo! Ele está logo abaixo:



Quando soube dessa corrida, já pensei em duas coisas: pessoas fantasiadas e criançada participando em massa. Se bem que cometi um engano, já que imaginei a princípio pessoas fantasiadas a lá São Silvestre, o que não foi beeeem o caso. Como o evento era relacionado a Disney, nada mais óbvio que se fantasiar com base nos personagens da Disney! Claro que eu era o único que não foi devidamente informado disso... snif...

"Oppa Gangnam"....ops, descrição
errada!
Ah, sim, as crianças! Nunca tinha visto tanta criança por metro quadrado! Sim, a garotada estava em peso mesmo nas proximidades do Ibirapuera! E isso que me deixou inseguro (Sim! Crianças me deixam inseguro às vezes) já que como eu não um personagem a lá Jaspion ou Power Ranger (oh, jura?) então a molecadinha fica bem receosa de chegar perto, mesmo com o incentivo dos pais. Dessa forma, não podia sequer realizar movimentos bruscos senão, já viu!

Chegar no horário foi bem tranquilo, em que garanti cerca de 30 minutos antes da largada dos 10km. Assim, deu para dar uma breve olhada na arena e, tcharans, ficar à caráter. Claro que desgraça pouca é bobagem, o cabeçudo aqui achou de dar uma de Clark Kent no banheiro químico reservado para a criançada. Sim, eu mereço...

Uma vez pronto para participar do evento, fiquei apenas andando para lá e para cá a fim de ver a reação dos corredores e, principalmente, da molecadinha. Como eu disse antes, como eu não parecia com os Power Rangers ou o Homem de Ferro, a criançada nem chegava perto. Quando chegava, era por causa da insistência dos pais. Sim, isso também me deixou tristonho...

Ah, a gravação! A meta era gravar tanto os 10km quanto à caminhada de 3km, em que ai sim encheria de crianças. Entretanto, eu teria um grande problema caso eu gravasse as duas: Haviam carros com os personagens da Disney trafegando em uma velocidade bem baixa, além de haver um mar de gente logo atrás. Ou seja, correr seria inviável se eu largasse logo atrás do bloco dos caminhantes. Dessa forma, com muita dor no coração, vi-me obrigado a largar logo atrás da galera dos 10km.

Muito bem, muito bem! O ritmo foi bem suave nos primeiros quilômetros e fui lentamente aumentando-o, já que quanto mais pessoas fossem gravadas, melhor! Só que teve um pequeno detalhe que eu não me atentei: o encaixe da câmera na touca. Como vira e mexe eu estava modificando o encaixe a fim de deixar a câmera gravando para frente e para trás, é natural que o aperto do encaixe ficasse frouxo. Para isso, deveria-se apertar o parafuso utilizando-se de uma chave philips. E eu tinha a bendita? Não! E o que aconteceu? Imagem totalmente tremida e o barulhinho característico da câmera batendo no encaixe. Que beleza!!

Jack Sparrow, Miss Swann e... meu Rival!
Algo que me chamou a atenção foi a quantidade de pessoas fantasiadas a lá Disney! Vi Brancas de Neve, Pocahontas, Cinderelas e Minnies (e quantas Minnies, viu?!). Mas, o que obteve um destaque foi o Jack Sparrow!! Eu vi o casal de corredores logo na largada e estava ansioso para ultrapassá-los e registrar no vídeo. E consegui!! Está lá no 18m20seg!

Mas claro que a molecadinha não ficava para trás! Tinham muitas Branquinhas de Neve e alguns heróis como Capitães América! Uma pena que não tirei foto... Snif....

Está vendo o rapaz de regata azul? Então...
Ele corre muito!!!
Mas, algo inusitado aconteceu nesta corrida. Sim, meus amiguinhos! Ganhei um "rival"! Tá certo que não é de longa data, mas parece que era! Vira e mexe ele me ultrapassava e eu "retribuía o favor". E era bem divertido! Assim um ia puxando o outro e talz. Ele surgiu pela primeira vez no vídeo lá pelos 11m35seg costurando os corredores beeeem lá no fundo. Finalmente, ganha destaque nos 12m38seg. Se bem que eu não poderia puxar demais senão eu não faria uma boa gravação, né? (Sim, correr gravando com um ritmo abaixo de 4 min/km nunca é bom!)

Ah, os nomes e apelidos que eu adquiro durante a corrida! Se bem que não ganhei um novo, somente os clássicos: Ninja, Jaspion, Mascarado, Mr. M... O que eu acho legal pacas. Mas nada se compara quando me chamam somente de "Anônimoooooo"! Vocês não tem noção da energia que dá ao escutar essa única palavra. Ainda mais alguns corredores que conversam comigo em plena corrida, em que o principal ponto do diálogo é: "Está atrasado, hein?! Fiquei te esperando faz um tempão!" Heheheh! Foi mal, foi mal!!

Rádio boa, Divulgadores nota
10!
E finalmente servi para alguma coisa além de gravar corridas! Estava caminhando pela arena uma vez tendo concluído os 10km e fiquei zanzando pelo carro da Radio Disney, quando uma das moças percebeu (jura?) minha presença e prontamente solicitou uma foto, em que eu exibi no momento dela um adesivo da rádio. A foto ficou legal, mas é uma pena que eu não a tenho em mãos... snif...

E não é que eu novamente encontrei o ilustre Corretor Corredor? (maiores informações no próprio perfil do face) Ele é uma grande figura nas corridas de rua, em que ele é altamente alto astral, conciliando corridas, fotos (antes, durante e após as competições) e socializações com outros corredores. Sim, ele é fera! Se eu pudesse falar, queria ser que nem ele, hehehe! Tanto que até tirei uma foto com ele utilizando o número de peito 0800-Pipoca! Foi massa!!
Finalmente, tenho um número de peito!

Muito bem, muito bem, o final da corrida foi o mais interessante! Muitas fotos que tirei com os corredores (e muitas que os corredores tiraram minhas), além de despertar a curiosidade (ou seria medo?) da criançada. Agora já sei como interagir com o público, em que duas formas são bem, digamos, "interessantes":
  • Verificar a pessoa de longe e esperar que ela olhe de volta. Quando ela começar a observar é mole: basta andar em direção a ela em linha reta. Tcharaaaans! Contanto que ela não me dê uma voadora na testa, tudo estará bem.
  • Ficar atrás de uma pessoa, quando ela é a única de costas para mim de um grupo de pessoas. Sério, isso pode gerar diversos resultados diferentes! Novamente, contanto que ela não me dê um hippon na testa, tudo estará bem.
E assim se deu minha participação na prova! Então já sabem, caso queiram ver as fotos (ou divulgar outras fotos que não estejam lá), vejam elas na página do face neste link!

Um forte abraços e vamos correr!





terça-feira, 6 de novembro de 2012

04/11 - Golden Four ASICS - BSB

4 comentários
Está procurando o seu resultado? Pode encontrá-lo no site http://www.iguanasports.com.br/TimeFinisher/G4A/busca.php
Agora, está procurando aquela foto marota sua nesta competição?? Seguem alguns links interessantes!


Corredores após o término da prova
e... Que #$%@& é essa?!?!
Olá, olá, amigos corredores! Desta vez o Anônimo finalmente deixou o estado de São Paulo e foi correr em outros ares! Uma vez que era necessário ver como estava em uma meia maratona, nada melhor que... correr uma meia maratona! E qual meia seria excelente? Alguma etapa da Golden 4 da Asics, claro!

Aos que não tiveram a oportunidade de saber do que se trata essas meias fantásticas, vou tentar explicar brevemente. Elas ocorrem anualmente em 4 cidades diferentes: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Outro aspecto bem interessante é que elas são praticamente planas, o que ajuda bastante na obtenção de um recorde pessoal. Agora, se isso é bom (convenhamos, você está correndo em um percurso que não se encontra todo o dia, o que mascara seu tempo "real") eu não sei e nem entrarei no mérito para não transformar essa discussão em uma possível "guerra santa".

Continuando com as inovações desta competição, há a grande sacada da Asics em criar o seleto grupo dos Top 100. Como o nome já diz, pertence ao Top 100 todo o corredor que se classifica entre os 100 primeiros, desconsiderando a Elite A (confere, produção?). E aí que está um probleminha... TODO o corredor. Ou seja, o Top 100 não é feito por sexo (confere, produção?). Sim, eu também fico triste por isso.

"Mas Anônimo, qual a vantagem de ser um Top 100?", ora, para início de conversa, você ganha uma medalha diferenciada!! Segundo a própria Asics, ela é folheada em ouro (oooooh), além de você poder ganhar uma camiseta personalizada ao correr em uma outra etapa (...confere?)

Enfim, é uma prova bem interessante!

Ok, escolhida a prova e tendo realizado o preparo necessário (PÉÉÉÉÉÉ, errado! Na realidade meu preparo foi para provas mais curtas, urgh!) fui para BSB. Para não delongar muito, vamos diretamente para a corrida. Apareci (a paisana, obviamente) às 6:10 da manhã, tempo suficiente para efetuar a transformação e ficar preparado para encarar os 21km. Como sempre acontece, os corredores não reparam muito na minha presença. O que é bem compreensível, já que o pessoal está preocupado com a prova e não com um doido fantasiado. Falando em doido fantasiado, creio que eu era o único "a caráter" na prova. Oh... a vergonha...

A única coisa que salvou essa foto foi
a bandeira do Brasil.
Dada a largada, foi um salve-se quem puder. Devido a problemas com o cronômetro, fui obrigado a correr com o meu inseparável smartphone no braço, utilizando o Endomondo, a fim de verificar o meu pace a cada km de prova. O maior temor é o GPS não detectar o sinal, o que não foi o caso. Logo, foi bem tranquila a "corrida tecnológica".

E os apelidos? Ah, eles voltaram!!

  • Olha lá, o mosquito da dengue!
  • Mas que #$^@# é essa?!
  • É o Homem Aranha!!
  • Vai Lacraia!!!
  • Ei, Pedro, tem um alienígena atrás de você!!! 
ah... Mas é claro que teve o conhecidíssimo:

VAI NINJAAAAAAAA!!!!

e muitos, mas muitos outros nomes que não irei recordar por questões óbvias envolvendo a minha memória altamente volátil. Mas foi bom! Devido a esses nomes, dava para descontrair, acenar e esquecer o incômodo de usar uma roupa totalmente PRETA. Sim, minha sorte era que a temperatura estava bem agradável, senão...

Ah, sim, o Endomondo! Passou 1km, 2km, 3km e nada de ele informar o meu pace. Foi aí que eu tive que tirar a braçadeira e tentar verificar se ele estava de fato registrando. E tive um problema: as luvas passaram a atrapalhar o deslize dos dedos na tela. O que eu tive que fazer? tirar o smart da braçadeira, e a luva permanecia atrapalhando. O que eu fiz? Tive que tirar uma luva e tentar refazer a ação de deslizar o dedo. E o que aconteceu? Antes que eu destravasse a tela, escutei bem baixo o anuncio que eu tinha cruzado o quarto quilômetro. Per-fei-to. O Endomondo estava funcionando desde o princípio mas o manguito estava bloqueando o som, pois era de poliéster. Sim, como puderam perceber, fiz tudo isso enquanto corria...

E assim foi indo a corrida, em que eu adotei duas estratégias, beber água a cada 6km e não tomar isotônico. Até que deu certo o plano, devido às experiências pipoquenses de correr 10km sem tomar água (crianças, não façam isso em casa!!). Sim, era usar a mente no limite! 

Existiram muitos corredores que eu tentei caçar na prova, em que alguns eram Top 100 de outras etapas. "Mas, mas, mas, Anônimo! Como você descobriu isso? Usou o smartphone, abriu o face e viu os perfis deles??", quase isso! Eles estavam usando a camiseta de Top 100, o que tornou meu trabalho infinitamente mais simples! De posse dessa informação, tudo que tive a fazer foi ficar na cola deles e aguentar o máximo possível.

No km 10, já sentia que boa parte das minhas forças já tinham ido para o brejo. O que estava me motivando era chegar logo no final, obter minha medalha (desejando ao máximo que fosse Top 100) e c'est fini. E assim foi indo, até que próximo da rodoviária um grupo de pessoas soltaram um "Aí Sim!! Vai lá Zorro!!!", o que serviu para reanimar os ânimos e continuar na luta.

Uma vez ultrapassado o Senado, houve uma grande concentração de pessoas fardadas e com roupas sociais, o que eram provavelmente seguranças. Só estava vendo a hora de um deles olhar para minha cara e dizer "Aquele cara é suspeito, peguem-no!!!". Sorte minha que eu estava inscrito na prova, ufa!! Se estivesse na pipoca, vish... Queria nem pensar no que poderia ter acontecido...

Outro ponto interessante foi que eu vi alguns jovens fardados (moças e moços) que iriam realizar alguma apresentação. O que o doido aqui fez? Nada? Não!! Tudo!! Ok, "quase tudo", comecei a gesticular e eles soltavam a todo instante um "Nossa, olha lá!!", poxa, foi bem divertido! Ainda mais quando um grupo de moças fardadas passaram e prontamente o corredor do meu lado soltou um "Olhem, ele é o homem aranha!", e elas caíram na gargalhada. O que me restou a fazer foi gesticular, mas nada de soltar a teia.

Ok, km 19. Minhas pernas já apresentavam sinais de fadiga. Meu abdome apresentava sinais de fadiga. Minha cabeça apresentava sinais de fadiga. Nunca desejei que esses 2.1km passassem tão rápido. Mas com uma grande força de vontade, nos últimos 500m eu dei um sprint. Cada vez que passava 100m era um peso a menos que eu deixava de carregar, e assim foi até cruzar a linha de chegada.

O mais legal foi que uma moça que eu lembrava ter visto no dia anterior veio em minha direção dizendo "Eu faço questão de entregar a medalha para ele!" (ou algo similar a isso). Eu estava tão desnorteado que eu apenas baixei a cabeça e permiti que ela assim o fizesse. Depois que o oxigênio voltou a trafegar no meu cérebro, foi que eu percebi o que tinha acontecido e fui embora todo contente. Qual a minha surpresa ao descobrir que a moça nada mais era que a ADRIANA LUZ?? Wow!! Ok, posso estar cometendo um grande engano nesse momento, mas eu tenho uma certa certeza que foi ela. Não sabem quem ela é??? Ela foi a grande vencedora da Golden 4 de BH deste ano!! Eu não sei vocês, mas eu fiquei honrado! Um grande obrigado, Adriana!!

E assim foi a Golden Four para este corredor desconhecido. Claro que tive que tirar algumas fotos com grandes celebridades do mundo da corrida, que são VOCÊS, corredores! Todas as fotos que tive a chance de registrar estão lá no facebook! Corra lá e veja alguns cliques! Mas claro que a foto que vai ficar para a história é esta daqui:


Um grande abraço a todos e vamos correr!


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

14/10/2012 - Circuito de Corridas Caixa - São Paulo

4 comentários
"Sou um maluco fantasiado
e estou te gravando!"
Salve, salve, amantes, entusiastas e curiosos do mundo das corridas! No último domingo participei pela primeira vez de uma corrida pertencente à Caixa (obviamente que foi na pipoca), aproveitando assim o feriadão prolongado e também o fato que eu estava pelas bandas de Sampa. Para facilitar ainda mais a participação nesse evento, a corrida teve largada às 8:15 da manhã, além de ter sido nas proximidades da Praça Charles Miller (Estádio do Pacaembu).

Ok, ok, com essas informações valiosíssimas (e com as pernas um pouco pesadas por causa da 9a. Corrida Santos Dumont que foi realizada no feriado do dia 12) fui ver de perto essa grande competição. Inicialmente à paisana, claro!

O drama começou logo na parte do banheiro. Diferentemente do Circuito das Estações Adidas ou provas similares que também acontecem nas proximidades do Pacaembu, não existiam (até antes da largada) os famosos banheiros químicos. Ou seja, momentos de Clark Kent foram feitos puramente no improviso no banheiro normal do estádio. Sim, eu sofri e MUITO.

Para piorar, o visor da máscara deu um grande problema. Houve um descolamento (na realidade, a linha que prendia-o arrebentou), deixando-o bem deformado e instável. Como solucionar isso? Simples! Grampos de numerais de peito! Onde eu os acharia? Não sei!!! Seria meio cômico eu sair pedindo por esses grampos para os corredores presentes, em que uma boa alma cederia-me um desses e passaria a correr com apenas três grampos...


Foi aí que lembrei que eu tinha alguns (mais precisamente dois) guardados na bolsa. Ufa! Com a máscara consertada, já parti para um aquecimento prático, além de realizar um teste com a câmera. Como vocês devem saber (vocês sabem, né? NÉ?!?) de uns tempos para cá achei melhor gravar cenas que acontecem nas minhas costas do que gravar o que eu estou observando. Dessa forma, consigo captar bem como os corredores encaram uma corrida de rua. Mas... por que não voltar a gravar a parte da frente?

Explico. Não seria legal registrar a reação das pessoas ao verem um maluco fantasiado? Tcharaaaans! E a idéia foi um grande sucesso! Deu para gravar durante uns 25 minutos diversas pessoas, além de interagir com algumas delas que tiveram a coragem de encarar esse maluco que escreve nesse momento. Em breve o vídeo estará no youtube!

Aproveitando o gancho dessa idéia, a gravação da largada foi feita sem as mãos, ou seja, a câmera estava fixa em cima da cabeça e tudo que eu tinha que fazer era ficar imóvel enquanto tudo era registrado. Foi excelente! Meu medo era de que eu gravasse um ponto totalmente diferente do que eu estava observando, o que não foi o caso. Talvez eu faça isso mais vezes, huhuhu!

Mas infelizmente isso deu um baita problemão com a gravação dos corredores durante a corrida. Infelizmente eu não me atentei ao posicionamento da câmera, o que resultou em um foco maior na paisagem bem acima dos corredores. É... nem tudo é perfeito e terei que aprender uma forma de calibrar melhor o ângulo de gravação.

Muito bem, muito bem, vamos ao que interessa, a corrida! Se você já participou da Adidas, não tema! O percurso foi praticamente o mesmo, até mesmo com o Elevado Costa e Silva, o nosso querido Minhocão. Só o fato de correr por ele já me lembra da São Silvestre. Enfim...

Como a largada dos 5k e 10k foi conjunta, seria bem natural eu passar por um mar de gente, o que aconteceu na própria Avenida Pacaembu. A vontade de correr pela calçada era gigantesca, mas por questões obvias essa idéia brilhante foi descartada. "Mas por que Anônimo! Assim você ganharia uma maior velocidade e ...", precisamente!! Uma maior velocidade!!! Se eu estivesse correndo para competir, seria excelente! Como eu estava gravando, uma maior velocidade implica em várias coisas como: trepidação maior da câmera, pouco tempo de exibição dos corredores no vídeo, poucos corredores atrás de mim, e assim por diante.

Apelidos... Dessa vez notei que as pessoas estavam me chamando mais por "Anônimo" do que outra coisa, o que é bom! Mas confesso que senti falta do "Batman". Pelo menos teve "Jaspion" e "Ninja", hehehe!

Outro fato que me deixou feliz foi ver a galera de Campinas correndo nessa corrida, dando o ar da graça no meio do vídeo dos corredores. Moçada, parabéns por estarem na terra da garoa!
As celebridades de Campinas... e um ser esquisito.


Uma vez concluída a corrida, comecei a parte B, que foi a criação do segundo vídeo que seria das abordagens que realizei com os corredores participantes. Claro que era apenas os que tivessem olhado para mim primeiro. Fiquei feliz com o resultado, apesar que as pessoas ficavam meio receosas (com motivos de sobra, claro!)

E para finalizar essa corrida, tive a chance de ver um corredor bem popular nas corridas, o senhor Antonio Colucci! E o melhor de tudo, ele divulgou uma fogo minha no face! E o melhor ainda, perguntando aos corredores "Quem é esse mascarado?". As respostas marcantes foram as que disseram que eu era o Stig e um Tron. Wow, quem dera!

E foi assim, meus caros amigos do mundo da corrida! Agora o jeito é descansar bem pois a próxima prova oficial será em Brasilia! Golden 4 Asics! Nos veremos por lá!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

30/09 - 29a. Corrida Integração - Campinas

2 comentários
Está procurando o resultado da corrida?? Ele está disponível nessa página: http://www.viaeptv.com/projetos/corridaintegracao/Resultados/integracao2012.aspx
Agora, está em busca de suas fotos? Algumas estão disponíveis na página http://www.viaeptv.com/projetos/corridaintegracao/NOT,1,1,395545,Veja+galeria+de+fotos+da+29a+Corrida+Integracao.aspx, mas o restante muito provavelmente estará na relação dos sites abaixo:


Não olhe para o visor dele, a menos
que deseja que ele te cumprimente!
Ah, a Integração! Uma prova que é um bom simulado para a São Silvestre. Na realidade, ela é bem similar à São Silvestre por vários aspectos:

  • Ela é uma corrida "grande". Inclusive possui o título de uma das maiores (senão a maior) corrida do interior paulista.
  • Muitos atletas de alto rendimento participam nela.
  • Ela é televisionada, ao vivo! "Mãe, tô na EPTV!!"
  • Tem até uma estrutura pronta para efetuar a checagem dos atletas vencedores quanto ao uso de dopping.
  • Percurso desafiador. Apesar de possuir apenas 10km, é o suficiente para que você retire forças "do além" para concluí-la.
Tendo levantado esses pontos, vamos à prova! Como sabem, fui na pipoca (como sempre) e cheguei bem cedo à arena, lá pelas 6:20 da manhã. Deu para ver velhos conhecidos meus de corrida e conversar com alguns dos staffs que eu também conheço. E sim, eu estava à paisana ainda.

E quando deu umas 7:30, já estava pronto para atuar como câmera man não oficial da prova (lembrem-se, sou um Anônimo, logo não posso ser oficial, huhuhu!) e fazer minhas gracinhas de sempre com os participantes.

A largada foi dada com um pequeno atraso, mas ela foi bem, digamos, sorrateira comigo. Como eu estou acostumado a pensar que as largadas são feitas simultaneamente, eu jurava que estava gravando a largada dos 10k e 5k. Quando vi que o tempo de gravação já havia passado dos 13 minutos, eu pensei "Ok, não dará tempo de gravar a caminhada, infelizmente".

Qual minha surpresa ao descobrir que eu tinha gravado apenas a largada dos 10k nesses 13 minutos?? É, isso me custou mais 5 horas de edição de vídeo para deixar tudo de volta ao normal. Obrigado por me apontar essa info importantíssima, Marina Malachias! Inclusive, ela foi a grande campeã dos 5k na Integração! O vídeo? Confira abaixo! Já peço desculpas pela qualidade, mas os últimos 10 segundos são tão bons (senão melhores) que os quase 3 minutos e meio de vídeo:


Ok, ok, uma vez tendo gravado a largada, já fui me posicionar na imaginada "caminhada". Sorte minha que eu larguei na pista de cima, senão eu seria pisoteado pelos "caminhantes", (sim, entenderam certo, eu seria pisoteado pelos corredores dos 5k). Inclusive, o fato de eu não ter infelizmente registrado a largada dos 5k me rendeu algo bom no final da corrida. Já explico!

Uma das diferenças entre os 10k e 5k está na curva que dá para a Julio Prestes. 10k realizaram a curva. 5k passaram batido. E eu? Tinha que realizar a curva, claro! Mas foi quando percebi a logística da prova, ou seja, o principal motivo de os 10k largarem antes dos 5k. O motivo é bem simples: quando todos os corredores dos dez quilômetros largaram, a Avenida Dr. Heitor Penteado (a pista de cima) era liberada, além das travessas da Julio Prestes. Quase que eu fui obrigado a fazer o percurso dos cinco quilômetros por causa desse "pequeno" detalhe.

Depois desse susto, foi só alegria! Fui imprimindo um ritmo confortável para não sobreaquecer na roupa escura que eu estava usando. Sim, se você viu uma pessoa vestida de uma forma que um corredor de rua NÃO deve se vestir, prazer, era eu. E bem provavelmente você aparecerá no vídeo que em breve divulgarei no canal do Youtube! Uia!

Ah, os apelidos! Nessa corrida o pessoal estava me chamando pelo meu nome (Vai lá, Anônimo!) e também pelo meu apelido oficial (Vai lá, Batman!!) e tinha certas modificações, em que notei principalmente duas: Homem Aranha negro (?!?) e Mergulhador (QUÊ?!?). 

Muitos atletas quando me viam lateralmente, já diziam aos da frente para "Abrirem caminho para o Alienígena" (tá aí, outro apelido para colocar na lista), e outras gracinhas mais que não vou me lembrar, isso é, enquanto eu não verificar o vídeo dos corredores. Falando nesse vídeo, pelo que percebi, muitos corredores estão sacando que eu corro gravando os astros desse grande evento e eles prontamente acenam para a câmera (BopNet, você é um deles!) o que é muito bom!! E conforme falei no Facebook com o João, outros corredores estão adotando essa prática, o que é ótimo!! Isso dará mais chances para os corredores se encontrarem nas filmagens.

Perto do fim da corrida, realizei um feito que eu estava pensando que não aconteceria tão cedo. E envolveu esse carinha:

Macgaren e Zapdos... Não, pera...
Falha nossa ...

Sim! Ele está em todas as corridas grandes com essa vestimenta! Finalmente tirei uma peça com essa figuraça, além de filmá-lo próximo dos últimos 300 metros de prova. Eu até mesmo tirei outra foto com o rapaz que corre equilibrando um jarro na cabeça, mas eu perdi a foto tirada, snif...

Querem saber de um momento tenso na prova? Ele envolveu o último quilômetro da prova, em que os vencedores estavam sendo anunciados. "Mas, mas, mas eu ainda estou correndo!!" pensei, lembrando do fatídico dia da Meia Maratona Amil, que eu infelizmente perdi a premiação feminina dos 10k. Voltando na Corrida Integração, pelo menos consegui chegar e registrar meio que corridamente a premiação feminina dos 5k, premiação essa que envolveu a super atleta Marina Malachias! Parabéns mocinha! Já peço desculpas aos demais atletas vencedores que queriam ter o momento imortalizado de suas premiações...

E o que realizei ao terminar a prova? Além de ficar zanzando de um lado e do outro, fritando "literalmente", tirei várias fotos com os corredores, além de ter a honra de tirar a foto em que fiz parte do trio dos corredores fantasiados (Corredor Anônimo, Rapaz do Jarro e... "Rapaz de amarelo com nariz de palhaço"?). Vou ver se encontro essa foto nas mídias sociais e divulgo ela aqui. Melhor ainda! Se você tirou essa foto e a tem guardada, por favor, divulgue-a na página do facebook! Ficarei imensamente agradecido!

E assim foi a minha 29a. Corrida Integração! Espero correr a trigésima, mas dessa vez focando na performance e ser um dos Top 10 no premium. Mas claro que como "Corredor Anônimo"

Um forte abraço a todos e vamos correr, minha gente!

domingo, 23 de setembro de 2012

22/09 - Fila Night Run - Campinas

0 comentários
Ei, ei, ei! Quer ver o seu resultado nessa prova fantástica? Veja-o nesse link! http://o2porminuto.com.br/prova/confira/evento/3271/fila-night-run-campinas#resultado

Já as fotos brevemente estarão disponíveis nos sites baixo:

Quando verem este corredor...
CORRAM E NÃO OLHEM PARA
TRÁS!!!!
"Por que não tento participar de uma corrida oficialmente?", esse pensamento ficou me perseguindo durante um bom tempo, até que um belo dia decidi realizar essa pequena "aventura". "Mas, Anônimo! É fácil se inscrever em uma corrida de rua! É só ir no site, colocar seu nome e...", precisamente!! O nome!!! E como me inscrevi? 

...Corredor Anônimo

Sim, era necessário! Senão não seria eu (dã) e foi aí que toda a preocupação começou. Será que eu conseguiria pegar a inscrição? Será que a atendente me xingaria muito na hora? Dúvidas, oh dúvidas!

No fim, tudo deu certo, se bem que as duas atendentes (uma para dar o número de peito e outra para dar o kit vip, sim me inscrevi como Vip, huhuhu!) ficaram meio "encanadas" quando eu disse para elas procurarem por "Corredor Anônimo". Uma delas até perguntou "é esse nome mesmo, senhor?". E sim, eu estava à paisana...

Da próxima vez, vou de "Anônimo
Corredor"...
Ok! Kit na mão (e um belo desconto de 10% em toda a loja centauro, YES!), voltei para casa a fim de terminar mais uma versão da máscara que eu iria usar na corrida. Diferentemente da que uso nas corridas por ai, essa apenas esconde os olhos. Por baixo eu usaria uma balaclava improvisa da Asics, o que deu certo nas simulações. Lembrando que muitas vezes a prática nem sempre é igual a teoria na prática.

Mas esse dia foi especial para mim pois um amigo meu de Campinas se tornaria um corredor de rua oficialmente na data dessa corrida. Ele e sua namorada! Parabéns ao casal Eder e Laura!

A chegada ao local da corrida foi bem tranquila, em que prontamente fui para o Taquaral interno e de paisana fiquei "à caráter". E foi aí que percebi um grande problema: o celofane não é muito bom para usar a noite. Claro, a menos que o local seja super iluminado, o que foi o caso dessa corrida, ufa!

E mais um caso curioso aconteceu, em que tive que pegar o chip da prova. Quando eu cheguei perto da tenda, a moça já olhou meio torto. Quando ela viu meu número de peito e pegou o chip, ela teve que soltar essa:

"Mas é um corredor anônimo mesmo!"

Sim, sim, eu consigo extrair das pessoas aquela sensação de "que #$%@# é essa", hahahaha!

Feito o aquecimento e os alongamentos, hora da largada, diretamente no pelotão Quênia! E foi aí que descobri que o percurso sofreu uma leve alteração (depende. A alteração dos 5k foi de 500m, ou seja, 10% a mais. Ok... continua sendo em partes leve. Já os 10k foi de 4%, 400m), em que pela primeira vez tive a honra de largar de dentro da Arautos da Paz, pegando a subidinha do pontilhão, continuando assim pelo percurso normal. E, surpresa! A chegada também seria lá! Ou seja, a subidinha viraria uma baita de uma piramba de descida. Todo cuidado era pouco.

Bom, durante os primeiros 3 minutos me senti um pouco desconfortável tanto pela velocidade que eu estava imprimindo quanto pela sensação de vazio no percurso. É, meus amiguinhos, foi nessa hora que senti falta do "Olha o Anônimo!", "Vai lá, mascarado!", "Batman!! (?!?!)", etc, dos corredores. Pelo menos escutei essas palavras de incentivo dos espectadores da corrida. Acho que se não fosse por isso, eu teria ido um pouco mais lento. Sei lá, parece que dá um elevada na adrenalina e dá para correr mais rápido e a endorfina esconde a dor da musculatura e blablabla. Então já sabe: se você falou "Vai lá, mascarado!" na Fila Night Run, muito obrigado!!

Ah sim, a nova máscara... vamos aos prós e os contras:

Prós
  • Ela não deixa o ar quente voltar para a boca - De fato! Como o visor apenas oculta os olhos, a boca fica separada do meio apenas pela balaclava improvisada. Assim no máximo no máximo ela age como um filtro.
  • Ventilação elevada - Wow, até fiquei assustado com a ausência da "quentura" na minha cabeça. Devo fazer isso mais vezes!
  • Peso - Mascara menor, peso menor, fato!
Contras
  • Balaclava improvisada - Sim, o que eu usei não era beeeem uma balaclava. Na realidade era um tecido especial da Asics que pode virtualmente virar "qualquer coisa". Toca, munheca, bandana, cachecol... Logo, a balaclava não era 100% uma balaclava, mas uma adaptação que se assemelhava a uma. Isso me dificultou a visa pois vira e mexe o tecido ficava próximo dos olhos e o ato de piscar era um baixa de um problema.
  • Papel celofane - Se a prova fosse durante o dia, perfeito! Como foi à noite, a visão ficou um pouco prejudicada...
E também achei de usar um porta número de peito da Asics (pareço fanboy da Asics, não?), o que foi um incômodo pois vira e mexe ele ficava acima da cintura, rotacionando de um lado para o outro. Moral da história: ou eu aprendo a usar esse negócio direito ou volto a usar alfinetes, hahaha!

Graças aos tiros que voltei a realizar na semana passada, não tive problemas para ficar em uma velocidade quase constante de 3'40''/km (sim, amiguinhos, 3'40''/km!), mas ainda dá para melhorar! O ponto bom é que eu não cheguei a tomar água nos postos (pelo amor de Deus, não façam a mesma coisa a menos que estejam preparados para sentir a garganta pegando fogo!) o que ajudou a manter essa velocidade elevada.

Final da corrida! Deu para garantir uma medalhinha, um isotônico bala e.... só! Fiquei feliz com o resultado da prova, que foi de 20'13'' líquidos em um percurso de 5.5km. Praticamente 3'41''/km! Agora é continuar com o treinamento e ver o que pode ser feito.

Tadaaaaah! 9º no geral dos 5k, tá bom, hein?

Um forte abraço para todos e nos veremos na Corrida Integração! Dessa vez, na pipoca mesmo!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

02/09/2012 - Corrida Ponte 10k - Campinas

2 comentários
Está procurando o seu resultado na prova? Ele já está disponível no site da Corpus Eventos!
Gostaria de ver as fotos do evento? Elas estão disponíveis nos sites abaixo:


Agora, quer ver o vídeo dos corredores? Ele está logo abaixo!


Boa noite a todos! E cá estou aqui para relatar um pouco dessa aventura que caí de cabeça, em que tudo começou dentro do Estádio Moisés Lucarelli (que eu sempre confundo como Cicarelli, vai entender...).

Antes de mais nada, o primeiro desafio: como chegar no lugar combinado. Se eu não tivesse visto o mapa, juraria que era só chegar na Princesa d'Oeste e pronto. Tá aí um problema ao se ter dois estádios distantes cerca de 1 quilômetro. Acho que quando tem Guarani x Ponte Preta deve ser uma maravilha que só aqui em Campinas, hohoho! Ok, voltando...

Uma vez no estádio da Ponte, já fui procurando um banheiro químico para ficar preparado para a competição. E descubro que não tem banheiro químico (tcharaaaans!!), mas sim um banheiro bem estreito. E para melhorar, sem trancas. MA-RA-VI-LHA! O importante é que a transformação deu certo no final. E foi aí que fiz todo o processo de aquecimento e alongamento a fim de evitar cãibras e lesões e similares. E adicionalmente um processo de tirar algumas fotinhos antes da largada e tirar um "Que #$%%@% é essa?!?" dos corredores presentes. É sempre bom fazer isso para ver a reação, embora a reação de "apatia" boa parte das vezes está presente...
Tadaaaaah! Anônimo
ao resgate!

Um ponto que toda a hora estou tentando consertar é no quesito das gravações. No vídeo do Correr e Caminhar (link aqui: http://www.youtube.com/watch?v=WLiBC7SzXH0) o enquadramento está perfeito! O problema foi que eu tive que correr com uma pose não tão natural, com a cabeça bem alinhada para baixo. Já no vídeo Amil Eco Running (link aqui: http://www.youtube.com/watch?v=PT05esOuwBU) eu deixei a cabeça na posição normal, mas o enquadramento ficou bem baixo, impossibilitando as vezes de ver a cabeça dos corredores. Bom, o que importa é que estou queimando a cabeça com isso e um dia irei chegar à perfeição!

Grande parte do percurso foi na Norte-Sul, pegando trechos da Princesa d'Oeste e da Rua Proença. Falando em Proença, foi uma descida bem suave até chegar na Princesa d'Oeste. Lembrem-se dessa frase: "descida bem suave", pois o pior virá... Muito dos corredores foram me chamando pelo nome, além dos apelidos manjadíssimos (Mascarado, Ninja, Batman (?!?)) o que é bom! Dá para me sentir de certa forma um super, herói, huhuhu! Claro que não irá rolar nada de correr com uma sunga branca por cima da calça, por questões, digamos, obvias.

Um fato que me chamou a atenção foi um corredor que ao sacar que estava sendo gravado, ele fez uma grande homenagem como vocês podem ver nesse link:  http://www.youtube.com/watch?v=MQyMgJCUaIc&t=19m50s. Bom, pelo menos eu fiz uma boa ação, não?? Ah, mas o legal do dia aconteceu depois da corrida, exatamente uns minutinhos depois de ter cruzado a linha de chegada. Sim, meus amigos, o Anônimo teve uns segundos de fama! Tirei várias fotos com diversos corredores simpáticos, além de tirar umas fotos com algumas crianças que estavam com seus pais na hora do evento. Olha, foi bem gratificante! Ainda mais quando a organização veio conversar comigo sobre a câmera que eu estava usando. O que reproduzo ligeiramente abaixo:

Pessoa da Organização: "Ei, você estava gravando a corrida toda?"
Eu: "Sim!"
PO: "Puxa, legal! E onde o vídeo estará disponível?"
Eu: "Estará disponível no site http://youtube.com/user/ocorredoranonimo"
PO: "Ok! Você correu os 5k ou os 10k?
Eu: "Eu corri os 10k"
PO: Hmm, jóia! E você fez em 46 minutos, né?
Eu: "Ah não, eu fiz em 42 minutos!"
PO: "42 minutos??Está bom, hein! Ok, deixarei as informações anotadas aqui, obrigado!"

Maaaaas... a única diferença foi que as minhas respostas foram em mímicas ou utilizando uma caneta e um papel. No mínimo cômico. No máximo desesperador. Mas pelo menos eu fui compreendido, hihihi! E nem deu tempo de dar uma respirada quando eu escuto nas caixas de som que "Os vídeos do evento estarão disponíveis no youtube do Corredor Anônimo". Pronto, foi aí que o peso da responsabilidade caiu nos meus ombros. Mas uma adrenalinazinha a mais nunca é demais, certo??

E depois disso, como eu disse antes, foram fotos atrás de fotos! Estou pensando seriamente em tirar fotos também e divulgar tanto aqui (algumas) quanto no facebook (aí seriam todas!) para registrar esse momento especial com os corredores. Sembre é bom, né, né?? NÉ??!?

E assim foi o dia nessa corrida! Ah, já ia esquecendo, lembram-se da "descida suave"? Então... na chegada ela virou uma super subida. Ok, não tão complicada quanto à subida da Integração que cai lá na Barão de Itapura, mas ainda assim era uma subidinha castigável. Ainda bem que ela tinha menos que 1 quilômetro e tinha sorveteiros da Kibon! Pena que eu não tinha trocado...

Um forte abraço para todos e até a próxima!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Resultados e fotos de corridas (19/08/2012)

0 comentários
Boa noite a todos! Seguem os resultados e fotos de algumas provas que ocorreram no Domingo, 19 de Agosto! Este post será atualizado conforme novos resultados e fotos dessa data forem surgindo! Caso queira divulgar algum resultado ou algum clique interessante pelos fotógrafos, sinta-se livre para informá-lo nos comentários!

Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro [Rio de Janeiro - RJ]
Resultados: Disponiveis! (Yescom)
Fotos:


Correr e Caminhar para Viver Bem - Campinas [Campinas - SP]
Fotos:

Campeonato SMELJ 2012 [Curitiba - PR]
Fotos:
Corrida JK 10K [Brasília - DF]
Resultados: Em Breve! (Noblu)
Fotos: 
6 Milhas Bombeiros [Ribeirão Preto - SP]

Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade [Belo Horizonte - MG]
Fotos:
Track & Field Run Series - Shopping Cidade Jardim [São Paulo - SP]
Fotos:
Corporate Run [São Paulo - SP]
Fotos: 
3a. Corrida P&G Cidade de Louveira [Louveira - SP]

Circuito das Estações Adidas - Primavera [Porto Alegre - RS]
Fotos:

domingo, 19 de agosto de 2012

Correr e Caminhar para Viver Bem - Campinas

4 comentários
Salve, salve, amantes da corrida e também aos entusiastas e curiosos! Hoje participei do evento Correr e Caminhar para Viver Bem que aconteceu aqui em Campinas. Na realidade, a etapa não era bem "Campinas", mas sim "Sanofi & BorgWarner". "Anônimo, quem são esses caras??", bom, vamos por partes!

Sanofi, que na realidade é Sanofi Diabetes (maiores informações nesse site: http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/), é um espaço voltado para todos que se preocupam com o diabetes e querem ter uma boa qualidade de vida. Além disso, mostra a todos os diabéticos que eles podem sim terem uma vida saudável com a prática esportiva como, por exemplo (tcharaaaaans) a corrida!

BorgWarner (maiores informações nesse site: http://www.borgwarner.com.br/) é uma empresa que é referência mundial em tecnologia e aplicações para trem de força de veículos de passeio, utilitários leves e pesados. Ou seja, caminhões e similares! E o melhor de tudo, a empresa apoia projetos socioambientais!

Muito bem, muito bem, esclarecido essas dúvidas quanto aos nomes (talvez eu tenha falado abobrinha e nem esteja sabendo...), vamos em frente! A corrida ocorreu internamente no IAC, Instituto Agronômico de Campinas, com um percurso que lembra um pouco a Eco Runing que ocorrerá em breve! Estive pensando em correr com a manga comprida branca, que é o que venho fazendo desde então, só que a corrida tinha uma peculiaridade: largada às 9:00 da manhã. Ou seja, nem pensar! Fui de manga curta para não passar um calor excessivo, o que não me ajudou mesmo assim. Explico em breve!

Chegar no IAC foi bem fácil de bicicleta, pelo fato de ser domingo, claro! Mas uma coisa que eu fiquei preocupado ao chegar na arena foi ver uma fila gigantesca de gente pegando o kit, que consistia em uma camiseta e bolsa simples, além do chip e numeral. Tá aí um ponto que eu achava que era um saco e que na realidade até que é bom ser assim: entrega de camisetas e "souvenires" um dia anterior ao evento. No máximo, entregar o chip na hora da corrida. Isso é necessário pois há o risco de ocorrer um tremendo atraso na competição. Ainda mais com o sol g-o-s-t-o-s-o das 9 horas fritando o nosso coco.

A largada foi tranquila e a minha largada, que inclusive já é um ritual, depois de todo mundo também foi bem suave. Mas o calor castigou e muito. Ainda mais com a adaptação que eu fiz na máscara a fim de evitar o embaçamento do visor. "Que adaptação foi essa, Anônimo??", explico: A fim de evitar que a máscara ficasse colada no meu rosto, facilitando assim o embaçamento do visor com o ar quente, eu colei algumas esponjas para evitar isso, com a idéia que elas evitariam o ar quente de subir. Para isso, elas deveriam estar ACIMA do meu nariz. E o que aconteceu? Exatamente, elas ficaram EM BAIXO! Nem preciso dizer o apuro que passei até o final da prova.

Para melhorar ainda mais o meu dia, consegui perder o visor no meio da prova. Isso aconteceu quando um dos pontos da máscaras se soltou, fazendo com que o visor voasse longe. O que o Anônimo aqui fez? Se estressou, arrancou a máscara e voltou para casa? Não! (Mas bem que eu queria ter feito isso...) Achei de ajustar a máscara e correr sem o visor mesmo. Pelo menos deu para dar uma refrescada na cara, hahaha!

Falando em refrescada, eu estava com um copo d'água na mão o percurso quase inteiro. Digo "quase" pois tive que tomá-lo no oitavo km. Minha intenção era tomar no final da prova, mas o calor estava demais. E para melhorar, o cabeçudo aqui correu de luvas. Troféu joinha para mim mesmo, hohoho!

Ao final da prova, coloquei a minha máscara que tem vários números de peito fixados nela, já que a máscara sem visor não é bem uma boa máscara. Mas tive uma boa idéia a ser posta em prática graças a esse problema envolvendo o calor que em um post futuro divulgarei por aqui!

Mas nem tudo foi tragédia! Também tive momentos bons na prova, entenda-se, MUITOS momentos bons! Por exemplo, encontrei o Corretor Corredor! E graças a ele ganhei um novo apelido! BOMBERMAN!! Ok, não foi bem isso, mas chegou perto: Homem Bomba! Para que vocês entendam o motivo desse nome, só vou adiantar que um outro corredor me chamou de Taliban. Prooooonto, agora vocês entenderam o "Homem Bomba", huhuhu!

Outra coisa boa foi que eu consegui ajustar corretamente a câmera na cabeça. O ajuste foi necessário para não pegar toda hora o céu azul e os corredores em uma proporção 1 para 1. Falando em câmera, sinto que mais e mais pessoas interagem com ela quando passo pelos corredores. Um exemplo clássico foi quando dois corredores perceberam que eu estava gravando e falaram:

"Nossa, ele está gravando!! Corre para sair na gravação!!"

e uns segundos depois

"Cara, não dá, ele está muito rápido!"

Bom, não foi por mal! É que eu tenho que gravar o maior número de pessoas! Além de estar um calor infernal! Eu queria acabar o meu sofrimento o mais rápido possível!!

Outro ponto legal foi quando um senhor estava assistindo todos correrem e quando me viu soltou um "É isso aí! Pega os caras! Está correndo soltinho, isso aí!!" A vontade que eu tinha era de imprimir uns 3'45''/km e sair fazendo a rapa. Mas aí me lembrei que eu tinha uma câmera na cabeça e fiquei nos meus 4'30''/km. Bom, vontade não faltou! O que falou foi energia...

Em suma, o evento foi bem divertido e desafiador! Quem quiser provar desse desafio, estão convidados para correr a corrida Eco Running que também será realizada no IAC. Mas corram que é só até amanhã nesse site: http://www.ativo.com/Eventos/MostraEvento.aspx?idEvento=5547

Abraços a todos e nos vemos por ai! Ah, e continuem na correria!