domingo, 23 de setembro de 2012

22/09 - Fila Night Run - Campinas

Ei, ei, ei! Quer ver o seu resultado nessa prova fantástica? Veja-o nesse link! http://o2porminuto.com.br/prova/confira/evento/3271/fila-night-run-campinas#resultado

Já as fotos brevemente estarão disponíveis nos sites baixo:

Quando verem este corredor...
CORRAM E NÃO OLHEM PARA
TRÁS!!!!
"Por que não tento participar de uma corrida oficialmente?", esse pensamento ficou me perseguindo durante um bom tempo, até que um belo dia decidi realizar essa pequena "aventura". "Mas, Anônimo! É fácil se inscrever em uma corrida de rua! É só ir no site, colocar seu nome e...", precisamente!! O nome!!! E como me inscrevi? 

...Corredor Anônimo

Sim, era necessário! Senão não seria eu (dã) e foi aí que toda a preocupação começou. Será que eu conseguiria pegar a inscrição? Será que a atendente me xingaria muito na hora? Dúvidas, oh dúvidas!

No fim, tudo deu certo, se bem que as duas atendentes (uma para dar o número de peito e outra para dar o kit vip, sim me inscrevi como Vip, huhuhu!) ficaram meio "encanadas" quando eu disse para elas procurarem por "Corredor Anônimo". Uma delas até perguntou "é esse nome mesmo, senhor?". E sim, eu estava à paisana...

Da próxima vez, vou de "Anônimo
Corredor"...
Ok! Kit na mão (e um belo desconto de 10% em toda a loja centauro, YES!), voltei para casa a fim de terminar mais uma versão da máscara que eu iria usar na corrida. Diferentemente da que uso nas corridas por ai, essa apenas esconde os olhos. Por baixo eu usaria uma balaclava improvisa da Asics, o que deu certo nas simulações. Lembrando que muitas vezes a prática nem sempre é igual a teoria na prática.

Mas esse dia foi especial para mim pois um amigo meu de Campinas se tornaria um corredor de rua oficialmente na data dessa corrida. Ele e sua namorada! Parabéns ao casal Eder e Laura!

A chegada ao local da corrida foi bem tranquila, em que prontamente fui para o Taquaral interno e de paisana fiquei "à caráter". E foi aí que percebi um grande problema: o celofane não é muito bom para usar a noite. Claro, a menos que o local seja super iluminado, o que foi o caso dessa corrida, ufa!

E mais um caso curioso aconteceu, em que tive que pegar o chip da prova. Quando eu cheguei perto da tenda, a moça já olhou meio torto. Quando ela viu meu número de peito e pegou o chip, ela teve que soltar essa:

"Mas é um corredor anônimo mesmo!"

Sim, sim, eu consigo extrair das pessoas aquela sensação de "que #$%@# é essa", hahahaha!

Feito o aquecimento e os alongamentos, hora da largada, diretamente no pelotão Quênia! E foi aí que descobri que o percurso sofreu uma leve alteração (depende. A alteração dos 5k foi de 500m, ou seja, 10% a mais. Ok... continua sendo em partes leve. Já os 10k foi de 4%, 400m), em que pela primeira vez tive a honra de largar de dentro da Arautos da Paz, pegando a subidinha do pontilhão, continuando assim pelo percurso normal. E, surpresa! A chegada também seria lá! Ou seja, a subidinha viraria uma baita de uma piramba de descida. Todo cuidado era pouco.

Bom, durante os primeiros 3 minutos me senti um pouco desconfortável tanto pela velocidade que eu estava imprimindo quanto pela sensação de vazio no percurso. É, meus amiguinhos, foi nessa hora que senti falta do "Olha o Anônimo!", "Vai lá, mascarado!", "Batman!! (?!?!)", etc, dos corredores. Pelo menos escutei essas palavras de incentivo dos espectadores da corrida. Acho que se não fosse por isso, eu teria ido um pouco mais lento. Sei lá, parece que dá um elevada na adrenalina e dá para correr mais rápido e a endorfina esconde a dor da musculatura e blablabla. Então já sabe: se você falou "Vai lá, mascarado!" na Fila Night Run, muito obrigado!!

Ah sim, a nova máscara... vamos aos prós e os contras:

Prós
  • Ela não deixa o ar quente voltar para a boca - De fato! Como o visor apenas oculta os olhos, a boca fica separada do meio apenas pela balaclava improvisada. Assim no máximo no máximo ela age como um filtro.
  • Ventilação elevada - Wow, até fiquei assustado com a ausência da "quentura" na minha cabeça. Devo fazer isso mais vezes!
  • Peso - Mascara menor, peso menor, fato!
Contras
  • Balaclava improvisada - Sim, o que eu usei não era beeeem uma balaclava. Na realidade era um tecido especial da Asics que pode virtualmente virar "qualquer coisa". Toca, munheca, bandana, cachecol... Logo, a balaclava não era 100% uma balaclava, mas uma adaptação que se assemelhava a uma. Isso me dificultou a visa pois vira e mexe o tecido ficava próximo dos olhos e o ato de piscar era um baixa de um problema.
  • Papel celofane - Se a prova fosse durante o dia, perfeito! Como foi à noite, a visão ficou um pouco prejudicada...
E também achei de usar um porta número de peito da Asics (pareço fanboy da Asics, não?), o que foi um incômodo pois vira e mexe ele ficava acima da cintura, rotacionando de um lado para o outro. Moral da história: ou eu aprendo a usar esse negócio direito ou volto a usar alfinetes, hahaha!

Graças aos tiros que voltei a realizar na semana passada, não tive problemas para ficar em uma velocidade quase constante de 3'40''/km (sim, amiguinhos, 3'40''/km!), mas ainda dá para melhorar! O ponto bom é que eu não cheguei a tomar água nos postos (pelo amor de Deus, não façam a mesma coisa a menos que estejam preparados para sentir a garganta pegando fogo!) o que ajudou a manter essa velocidade elevada.

Final da corrida! Deu para garantir uma medalhinha, um isotônico bala e.... só! Fiquei feliz com o resultado da prova, que foi de 20'13'' líquidos em um percurso de 5.5km. Praticamente 3'41''/km! Agora é continuar com o treinamento e ver o que pode ser feito.

Tadaaaaah! 9º no geral dos 5k, tá bom, hein?

Um forte abraço para todos e nos veremos na Corrida Integração! Dessa vez, na pipoca mesmo!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário