segunda-feira, 4 de novembro de 2013

03/11/2013 - Golden Four Asics BSB

Se está em busca dos resultados, eles estão em http://suacorrida.com.br/timefinisher/G4A/index.php

Já as fotos do evento estão nestes links:
Novamente tive a oportunidade de voltar a BSB para mais uma edição da G4! Eu tinha me esquecido do quão "estratégico" era o percurso se comparado a São Paulo (desculpem-me, desculpem-me, não corri AINDA as do RJ e de POA, logo posso apenas falar da de Sampa), com descidas e "subidas". Já chegarei nesse ponto!

Ao desembarcar em Brasília, fui diretamente na Expo pegar o kit, temeroso do auê que foi em Sampa. Tanto que já tinha uma carta na manga: mudar minha faixa etária para 0-17 anos, faixa essa que não concorre a premiação. Viram? Tinha tudo para dar certo!!

...Mas eu fui pego novamente! Não, não era possível trocar a faixa etária (oh nooooes!!!) e sim, eu poderia correr como "Corredor Anônimo". (QUÊÊÊ?!?!?!). Pelo menos deu tudo certo no final, certo? Era só torcer para não dar uma zebra (e que zebra!) de eu conseguir me colocar como o primeiro na faixa etária...

Novamente teve o teste de velocidade para obter prêmios especiais, teste este que fiquei pensando em participar... Melhor não, né? Hahahaha!

Vamos ir direto ao momento da prova! Ok, não no momeeeento da largada, mas um pouco antes! Acabei descobrindo que eu preciso de uma identificação visual que defina quem eu sou. Sim, a idéia do número de peito foi excelente! Tanto que eu estou tão acostumado que achei estranho as pessoas não me chamarem por "Corredor Anônimo" ou simplesmente "Anônimo". Um momento notável foi durante uma "conversa" com uma moça la me faz a seguinte pergunta:

- Mas escuta, quem é você?

Naquele momento tremi na base. Onde estava o número de peito personalizado?!? O jeito foi utilizar o smartphone e escrever o nome. Enfim, aprendi a lição, colocar uma identificação logo acima do numero de peito. Claro que isso é apenas para as competições de performance!

Mesmo com este inconveniente de identificação, muitos corredores vieram falar comigo, mencionando muitas vezes que "nossa, você voltou para cá, hein??!", o que me deixou bem feliz! Por isso que digo que o povo de BSB é bem receptivo! Obrigado galera!

Dada a largada, o percurso já estava 70% na minha cabeça, já que tinha corrido em 2012. Posso resumir a prova em 3 momentos: Cautela, perseverança e "socar a bota".

Cautela

São 3 quilômetros de pura descida. Sim, PURA DESCIDA. Tanto que muitos corredores por desaviso quebram logo após os 3 km. O que fazer? Ir com CAUTELA! Segure o ritmo (mas não tanto para ir destruindo seus joelhos), aprecie o visual (visual? Que visual??) e vá aquecendo bem o corpo pois no final dos 3 quilômetros, virá a próxima etapa, que seria....

Perseverança

O nome diz tudo. Durante 12 quilômetros os combatentes encararão subidas e descidas. E ai que vem o problema: elas são sorrateiras, silenciosas! E o pior: em uma reta aparentemente sem fim! Pensemos pelo lado positivo: não tem curvas muito menos cotovelos! Obviamente que como se trata de uma reta "aparentemente" plana, não é possível aproveitar as descidas para ganhar velocidade. Ou seja, se você não gastou tudo nos 3 primeiros quilômetros, os 12 seriam fichinha. Agora, meu amigo, se você ativou o nitro na descidona... Sinto lhe informar, mas você terá problemas! Aos corredores que tinham um plano na mente (não era o meu caso), vem aí a próxima fase...

Socar a Bota

Exatamente isso! Se você ainda tem pernas, a hora é agora! serão 6km de descida, pura descida! Com leves curvas, às vezes com 90 graus (sim, logo atrás do Congresso). Então soque a bota e sinta a endorfina correr em suas veias!! Obviamente também não foi o meu caso, claro, salvo os últimos 500 metros...

Estas são as 3 fases que pude resumir a G4 de BSB. Algo que me chamou a atenção foi no trecho da perseverança, em que eu vi um pelotão liderado pelo Adriano Bastos com a proposta de terminar a prova no ritmo de 4 min/km (estou certo?). Idéia: Seguir o pelotão. Insanidade: ultrapassar o pelotão. E foi justamente isso que eu fiz! Ah, como é bom fazer as coisas sem pensar nas consequências! Tanto que após alguns minutos, o mesmo pelotão passa disparadamente deixando-me a ver navios. Claro que eu tive novamente a idéia de seguir o pelotão, mas eu já não tinha pernas... A propósito, se eu tivesse seguido o pelotão eu teria terminado a prova por volta de 1h20min. Como eu não segui...

Ao passar pelo Congresso, eu imaginei que veria a mesma cena do ano passado, uma fanfarra andando e talz. Nops... não tinha ninguém... NINGUÉM!! Salvo os Dragões da Independência. De perto eles são impressionantes!

Concluí a prova com 1h22 minutos. Por mera curiosidade, ano passado terminei a do ano passado em 1h23min. Ou seja, 1 minuto mais rápido! Woooow!! Certo que eu utilizei uma habilidade especial, em que é chamada de Pose Running. Ok, não era 100% Pose, mas procurei efetuar corretamente as passadas. Acreditem: há um ganho tremendo de velocidade e a musculatura trabalhada é outra. Ao invés de utilizar a coxa, o músculo utilizado é o posterior da coxa.

E o que rendeu esta 1 hora e 22 minutos?? Um belo Top 100! Claro que não recebi da Adriana Luz como no ano passado, mas tudo bem! O que importa é que quem me deu a medalha ficou feliz também! Yeey!!

Aproveitei para tirar umas fotinhos do evento, em que infelizmente não deu para tirar muitas pois eu... tinha comprado o Bus Ticket e estava temeroso em fazer uma "dobradinha" para voltar ao hotel (ok, não eram mais 21km, mas vamos fazer um drama, ok?)

Um forte abraço a todos e fiquei bastante feliz em voltar a BSB! Será que eu volto em 2014? Vamos ver!!


Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. vc eh foda!!!! ja te vi varias vezes em varias provas, mas comente agora sei quem você é !!! SHOW DE BOLA!!! dei um LIKE na sua page!!!! abraçao e vamos que vamos!!! meu perfil www.facebook.com/orkut.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo "Anônimo"!

      Poxa, obrigado pela consideração! E escuta, achei sensacional sua idéia... Digo mais, DUPLAMENTE sensacional!

      1) A sua capa do face tem as 4 camisetas comemorativas da G4 além da medalha Top 100, você é de fato O CARA!
      2) Conseguiu pegar mesmo o link "orkut.com.br"?! Isso é incrível!

      Nos encontraremos mais vezes, pode ter certeza! Continue na correria!!

      Excluir
  2. E a galera de bsb quer saber quem é o ninja que não quer papo, tirou uma foto e foi embora sem dá uma palavra...obrigada por ter "acenando tchau". Parabéns pelo top 100. Ano que vem cai pra cá de novo...kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Ana... Eu adoro "imagem e ação", sabe como é! Mas eu espero sim voltar para BSB para mais uma edição da Golden Four! Além de outras corridas, claro! Vamos ver!!

      Um forte abraço do Ninja Mudo!

      Excluir
  3. E aí corredor anônimo, vc está tão rápido que não te vimos na prova !!!

    Parabéns, bons treinos e ano que vem espero chegar um pouco mais perto, top 100 n sei se dará.

    Abraço

    Fiz uma postagem da participação de nossa equipe nessa Meia, se puder passe lá.

    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela excelente prova Anônimo, você mandou muito bem. Te vi momentos antes da largada, mas estava tão pilhada em correr que nem fui dar um alô e tirar uma foto, fica para a próxima.

    A corrida fui muito legal, fiquei muito feliz com meu resultado também. Consegui melhorar bastante meu tempo. Fiz um relato lá no meu blog contando como foi minha participação e tomei a liberdade de linkar o seu post.

    Abraços,
    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
  5. E aí Anônimo,

    Primeira vez por essas bandas!!! - Acessei a sua URL por intermédio do blog do Danilo Confessor.

    Quando eu estava aquecendo para a prova, passei por você algumas vezes na Praça do Buriti. Gostei do seu relato, muito original. Parabéns pelo resultado.

    A propósito, já estou te seguindo e vou relacionar a sua URL à minha lista "Blog de Corredores". Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir