segunda-feira, 25 de março de 2013

24/03/2013 - 3ª Meia Maratona Amil Campinas

Se você está em busca do seu resultado, ele já está disponível no link http://www.minhasinscricoes.com.br/meiamaratonaamil/2013/!
Agora, se você está procurando as fotos do evento, elas estão disponíveis nos seguintes sites:


Finalmente tive a honra e a alegria de voltar a correr em competições! E o melhor, em Campinas! A prova em questão foi a terceira edição da Meia Maratona Amil Campinas, em que fiquei sabendo no dia anterior que finalmente ela teria os 10km/21km prometidos! A informação que escutei foi que a prolongação do percurso dar-se-ia pelos arredores da Avenida Princesa do Oeste. Aí ficaria a dúvida: Em que PONTO da Princesa do Oeste?

Diferentemente da edição do ano passado, desta vez eu fui para competir! Sim, faca na caveira mesmo! Mas infelizmente tive que me contentar com os 10 ao invés da meia... É, também fiquei triste por isso... Enfim, tinha que ver como estava o meu tempo nos 10km, já que os 5km estão na casa dos 19'00''. 

Changemaaaaaaaan!!!
A arena estava montada no Largo do Rosário, início da ciclovia antiga. A estratégia seria largar em uma posição privilegiada a fim de correr livre, leve e solto. Entretanto, escutei do locutor que a primeira largada seria dos corredores da meia para, depois de 30 minutos, os dos 10km. Entretando, deu um pequeno atraso, o que deslocou a largada para 7:05 da manhã. Tudo bem, aceitável, já que estava um friozinho bom, o que não agredia, até aquele momento, a nossa cabeça.

Falando em "fritar o coco", o tempo estava bem propício para uma chuva. Sim, lá pelas 6:00 estava um pouco nublado. O bom foi que depois deu uma certa melhorada no tempo e, melhor que isso, o tempo não estava tão frio. Também isso se deve ao fato de que no ano passado a prova foi feita em meados de julho.

E não é que eu estave no lugar certo e na hora certa logo no guarda volumes? Estava uma equipe de filmagem da Noblu (bom, eu acho que era da Noblu) entrevistando alguns corredores sobre a prova e talz. E aí eles viram o ser totalmente de um mundo completamente diferente e provavelmente pensaram "por que não?". A entrevista se deu de uma forma normal conforme descrevo abaixo:
"Jeannie é um Gênio?"
NÃO!!! Corredor Anônimo!!!

- Repórter: E ai? Já participou quantas vezes na Meia Maratona Amil Campinas?
- Corredor Anônimo: "Esta é a minha primeira vez devidamente inscrito!"
- Repórter: "Jóia! E o que você acha legal nesta corrida?"
- Corredor Anônimo: "Ah, o percurso que é bem desafiador, além de correr em trechos diferenciados de Campinas, né?"
- Repórter: "Fará qual distância?"
- Corredor Anônimo: "Estou inscrito nos 10k!"
- Repórter: "É isso aí! Boa prova!!"

Obviamente tudo isso foi na base da imagem e ação (É lóóógico!) em que o próprio Reporter propôs isso quando eu o informei que eu não podia falar. Sabe como é, saí atrasado de casa e esqueci minha língua em cima da mesa...

Ok, ok, ok, voltando para a largada dos 21km. Fiquei assistindo todos os corredores largando felizes com a promessa de que o percurso finalmente teria os 21.097m em que momentos antes haviam largado os corredores com deficiências visuais, além do nosso grande guerreiro Luiz Roberto Dallari! Bom, se você levantar às 5:00 da manhã, se preparar para uma corrida desafiadora sendo um deficiente físico de uma perna não for herói... Então não sei como podemos definir esta palavra. Parabéns a você, rapaz!

Sinta a perseverança e a garra deste
corredor!!!
E a largada dos 10km foi feita depois de 10 minutos, o que me desestruturou totalmente. Sim, quando começou a contagem regressiva eu ainda estava correndo para a área da largada! É... e para piorar, nem tinha ajustado meu GPS. Logo, tive que largar depois de quase 2 minutos e com o GPS sem ter obtido o sinal. Ah, que maravilha!

O percurso foi similar ao do ano passado (referente aos 10km, claro), em que a prolongação na Princesa do Oeste foi feita justamente em sentido ao estádio da Ponte Preta. Em seguida, houve uma segunda prolongação, em que foi sentido ao estádio do Guarani. Sim, para ficar melhor, só dando duas voltas olímpicas! E olha que nem tinha dado 5km ainda!! Hahahaha!!

E as pessoas me dando apelidos simpáticos? Bom, posso citar que os campeões foram "Ninja", "Sombra" e, claaaaaaro, "Corredor Anônimo". Obrigado pessoal!! Pelo menos ninguém gritou "Melianteeeeee!!!" e similares. E eu tinha esquecido de usar a bandana. Logo, a caveira a là Justiceiro (na realidade, É a caveira do Punisher) ficou à amostra, em que alguém poderia dizer "É um Pirata!!!".

Os primeiros 5km foram tranquilos, apesar de ter largado bem depois do pessoal, tendo que realizar diversos zigue-zagues a fim de recuperar o tempo perdido. Claro que eu estava procurando uma bela lesão, isso sim. Mal sabia eu que a tempestade ainda iria começar...

A tempestade a que me refiro foi em diversos aspectos, em que o primeiro foi o nível das subidas no retorno. O segundo e último foi a máscara. Sim, meus amigos, basicamente a máscara serve como um filtro de café, em que o ar entra automaticamente quente (mas não tãããão quente quanto ao traje oficial). Some a isso o uso de manguitos e voilà: resistência física testada aos limites!!

Eis que surge um Robert na foto!!!
A meta era concluir abaixo de 37'30''. Infelizmente não foi dessa vez, o que tive que ficar com os 37'40''. Mesmo assim, senti-me novo em folha, praticamente renascido, já que esta é a primeira prova oficial que participo! Mas o ano está apenas começando, hehehe!

Atualização relâmpago: Verificando outros blogs (e como eu estava sem GPS), pelo visto a prova dos 10k teve um percurso menor, ao passo que o 21k foram um pouco mais que a distância oficial. Desta forma, o percurso averiguado foi de 9.75km, o que faz o ritmo cair para 3'52''/km. Sim, também fico triste por isso...

Infelizmente não deu para gravar o vídeo dos corredores, muito menos que a visão do Anônimo, mesmo assim consegui gravar boa parte das premiações, em que algumas estão disponíveis no canal do Youtube!


Bom, meus amigos, foi assim que se deu esta prova fantástica que, desta vez, acredito que agradou muito mais pessoas do que no ano passado. Será que estarei lá novamente em 2014?

Um forte abraço a todos e até a próxima!!




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário