domingo, 2 de dezembro de 2012

02/12/2012 - 9a. Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day

Se você está procurando os resultados da prova, eles podem ser verificados neste site: www.smartsource.com.br/latin/resultado.php?id=86

Já as fotos estarão disponíveis em breve nos sites abaixo:



Bomba! Descobrimos como o Anônimo corre
tão rápido!
Na data de hoje, 2 de Dezembro, houveram diversas corridas ocorrendo em todo o país (oh, conte-me uma novidade, Anônimo...), em que três me chamaram a atenção:

- 5 Milhas de Joaquim Egídio (Campinas - SP)
- Desafio de Corrida Flex Pé (Mogi das Cruzes - SP)
- Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day (São Paulo - SP)

Como eu gosto de provas que tenham um público bem elevado, eu optei pela última, que ocorreria em Interlagos. Sim, DENTRO do autódromo de Interlagos (Autódromo José Carlos Pace, formalmente falando). Ok, como vocês me conhecem (vocês me conhecem, certo? CERTO?!?), minha intenção era participar dessa prova na pipoca de sempre, já que imaginei que seria uma prova legal, em que pipocas poderiam correr e talz e na própria Maratona de Revezamento do Pão de Açucar não tinha uma fiscalização em que o corredor 2 só deveria entrar no posto de troca depois de 4 minutos, 10 segundos e 410 milésimos e blablabla...

Falha minha. Mas falha TOTAL minha mesmo! A Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day (vou chamá-la apenas de ASRD para fins de simplicação) era bem rigorosa nesse aspecto. Em suma: pipocas não tinham vez. A princípio eu achei uma grande caretisse, mas pensando melhor, vi que era necessário realizar isso. Vou levantar alguns pontos:

- Segurança dos atletas: Verdade seja dita, pipocas geram uma maior preocupação por parte dos organizadores. Já não basta os atletas devidamente inscritos terem alguns problemas por causa do tempo (lá em Interlagos estava muito quente! Ok, essa é uma situação hipotética!) e agora os pipocas também poderiam dar alguns chiliques por lá. Vejam bem, não é uma prova que a pessoa chega no final e pronto. É um revezamento! é Cíclico! Uma pipoquinha pode se empolgar e fazer 5k... 10k... 20k... Sol quente das 10:00 batendo no coco. Sim, é desesperador.

- Possibilidade de fraudes: vamos supor que uma pipoquinha feliz possa correr tranquilamente na ASRD. Suponhamos também que essa inofensiva pipoquinha esteja com o chip de outra pessoa escondido. Pronto, meus amigos, está instaurado o caos dos tempos!! Será que a dona Carlota realmente fez 5k para 18 minutos, sabendo que ela tem seus notáveis 60 anos? Ok... pode ser que a dona Carlota seja uma daquelas atletas que nascem a cada 1000 anos e talz, mas vamos nos segurar no óbvio!

- Muvuca: Se já é dificil correr com um mar de gente em uma prova convencional, imagine agora correr com esse mesmo  mar, só que de pipocas. Sim, é frustrante saber que pessoas que nem deveriam estar ali (desculpem pelo tom, desculpem pelo tom!) acabaram influenciando o seu tempo e, surpresa! Não foi de uma forma positiva...

- Circuito fechado: Quando o revezamento está ocorrendo em um espaço público (Ruas, Avenidas, Parques, etc), realizar a interdição é praticamente impossível para as pipocas. Agora, como se trata de um ambiente fechado (para entrar na pista, é necessário passar pelos boxes) a interdição é mais simples. Graças a isso, há um maior controle do tempo de conclusão da prova. É duro dizer isso, mas as pipocas são uma variável a mais nessa complexa equação de tempo que persegue e atormenta os organizadores da prova. A solução para os espaços abertos? O anúncio: "A via será interditada das 07:00 até as 10:30". Depois disso, meu amigo, é salve-se quem puder! Como se trata de um espaço fechado, isso não é necessário, pois ele é, bem, digamos, "hermeticamente fechado".

Ok, após escrever tudo isso, acho que me sinto bem culpado em querer correr de pipoca nesse revezamento, mas deu para me divertir (e divertir a manhã de outras pessoas também, eu acho...) não sendo necessário correr no autódromo. Explico: em uma corrida de revezamento, 1 corre (dãã) e os outros integrantes ficam aguardando (dãããã). Tcharaaaaans! Nesse caso (repito apenas nesse caso do revezamento), mais vale a pena ficar andando na arena da prova do que efetivamente participar de pipoca! Você encontrará muito mais pessoas dessa forma, o que era meu foco desde o princípio (mas confesso que eu queria correr!!).

Apenas uma largada normal, com corredores
felizes e o Homem Aranha...
(Foto: Acosm Sapucaí Mirim - ASRD 2011)
Vi muitas celebridades por lá. Antônio Colucci (Run Porter!), Augusto Verrengia (Camisetas Vamos Correndo!!), Castor Meduza (Ele corre fantasiado de Homem Aranha!!!) (detalhe que não tirei foto com nenhum deles), além de outros corredores que estavam lá para fazer a prova brilhar. O gozado é que na maior parte das vezes que o pessoal me abordava (ou quando eu abordava o pessoal?) eles perguntavam se eu tinha corrido "daquele jeito". No jeito Imagem e Ação, eu explicada que eu não pude correr, pois eu não tinha o chip e o numeral de peito e dessa forma eu era barrado (o gozado era que poucos compreendiam isso...Talvez minhas mímicas estavam bem surreais...).

E ganhei dois novos apelidos! Radioativo e Ultraman! Um dia ainda farei uma enquete para ver qual nome os corredores gostam de me chamar nas provas da vida...

Augusto Verrengia (direita)
(Foto: Leo Binda - Correndo na Ilha)
Outra coisa que me deixou bem encacucado foi com a seguinte pergunta dos corredores: "Por que você corre assim?". Alguns até emendavam a pergunta com "É por alguma causa social?" ou até mesmo "É alguma promessa?".

Meus amigos... caso eu encontre o motivo de eu correr assim, eu os informarei prontamente! Só adianto que eu corro assim pois eu apenas... Corro assim!

Simplesmente... Colucci!
(Foto: Antonio Colucci)

Ah... mas não posso me esquecer do mar de estudantes que fizeram questão de tirar fotos minhas. Até eu concordo, já que é sempre bom tirar foto de coisas peculiares, para não falar esquisitas, e assim guardar para a eternidade. Mas foi algo que eu não estava esperando!! Em breve colocarei a foto deles aqui!

E assim foi a minha Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day! Essa foi a nona realizada mas a minha primeira que participei de uma maneira "não ortodoxa". Espero poder participar dela no ano que vem, isso é, com numeral de peito e chips.

Assim quem sabe as pessoas descubram que eu posso correr desse jeito, hohoho! Mas claro que tem que ter aquela ambulância esperta me escoltando. Só por precaução, né?

Ah sim, o mar de estudantes! Achei uma foto super legal que tiraram entre eles e com um ser não identificado entre eles (oh, quem será que é?) que está logo abaixo. Mas eles são mais que estudantes! São estudantes trabalhando em prol de outros estudantes, até mesmo de professores e diretores de escolas! Sim, meus amigos! Estou falando do Programa SuperAção Jovem, em que segundo eles: "O jovem não é o problema, o jovem é a solução!". Fiquei feliz em saber que existe um projeto show de bola como esse e, melhor ainda, que esse projeto é um programa educacional do Instituto Ayrton Senna!

Parabéns à moçada de Matão por prestigiarem o evento!
Um dia correrei por aí!
Quem ficou interessado, acesse o site do Programa SuperAção Jovem neste link e o site do Instituto Ayrton Senna neste link.

Um forte abraço a todos e até a próxima prova!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Pelo jeito a galera se divertiu mesmo.
    Gostei das suas colocações quanto ao evitar pipocas nesse tipo de prova. Ponto para a organização

    ResponderExcluir
  2. Boa anônimo!
    Fez bem em não correr no calorão. Vc sobreviveria, mas os corredores que vc ia ultrapassar iam morrer só de te ver voando.
    Abraço
    Sou fã!
    Colucci
    @antoniocolucci
    www.webrun.com.br/colucci

    ResponderExcluir