quarta-feira, 17 de outubro de 2012

14/10/2012 - Circuito de Corridas Caixa - São Paulo

"Sou um maluco fantasiado
e estou te gravando!"
Salve, salve, amantes, entusiastas e curiosos do mundo das corridas! No último domingo participei pela primeira vez de uma corrida pertencente à Caixa (obviamente que foi na pipoca), aproveitando assim o feriadão prolongado e também o fato que eu estava pelas bandas de Sampa. Para facilitar ainda mais a participação nesse evento, a corrida teve largada às 8:15 da manhã, além de ter sido nas proximidades da Praça Charles Miller (Estádio do Pacaembu).

Ok, ok, com essas informações valiosíssimas (e com as pernas um pouco pesadas por causa da 9a. Corrida Santos Dumont que foi realizada no feriado do dia 12) fui ver de perto essa grande competição. Inicialmente à paisana, claro!

O drama começou logo na parte do banheiro. Diferentemente do Circuito das Estações Adidas ou provas similares que também acontecem nas proximidades do Pacaembu, não existiam (até antes da largada) os famosos banheiros químicos. Ou seja, momentos de Clark Kent foram feitos puramente no improviso no banheiro normal do estádio. Sim, eu sofri e MUITO.

Para piorar, o visor da máscara deu um grande problema. Houve um descolamento (na realidade, a linha que prendia-o arrebentou), deixando-o bem deformado e instável. Como solucionar isso? Simples! Grampos de numerais de peito! Onde eu os acharia? Não sei!!! Seria meio cômico eu sair pedindo por esses grampos para os corredores presentes, em que uma boa alma cederia-me um desses e passaria a correr com apenas três grampos...


Foi aí que lembrei que eu tinha alguns (mais precisamente dois) guardados na bolsa. Ufa! Com a máscara consertada, já parti para um aquecimento prático, além de realizar um teste com a câmera. Como vocês devem saber (vocês sabem, né? NÉ?!?) de uns tempos para cá achei melhor gravar cenas que acontecem nas minhas costas do que gravar o que eu estou observando. Dessa forma, consigo captar bem como os corredores encaram uma corrida de rua. Mas... por que não voltar a gravar a parte da frente?

Explico. Não seria legal registrar a reação das pessoas ao verem um maluco fantasiado? Tcharaaaans! E a idéia foi um grande sucesso! Deu para gravar durante uns 25 minutos diversas pessoas, além de interagir com algumas delas que tiveram a coragem de encarar esse maluco que escreve nesse momento. Em breve o vídeo estará no youtube!

Aproveitando o gancho dessa idéia, a gravação da largada foi feita sem as mãos, ou seja, a câmera estava fixa em cima da cabeça e tudo que eu tinha que fazer era ficar imóvel enquanto tudo era registrado. Foi excelente! Meu medo era de que eu gravasse um ponto totalmente diferente do que eu estava observando, o que não foi o caso. Talvez eu faça isso mais vezes, huhuhu!

Mas infelizmente isso deu um baita problemão com a gravação dos corredores durante a corrida. Infelizmente eu não me atentei ao posicionamento da câmera, o que resultou em um foco maior na paisagem bem acima dos corredores. É... nem tudo é perfeito e terei que aprender uma forma de calibrar melhor o ângulo de gravação.

Muito bem, muito bem, vamos ao que interessa, a corrida! Se você já participou da Adidas, não tema! O percurso foi praticamente o mesmo, até mesmo com o Elevado Costa e Silva, o nosso querido Minhocão. Só o fato de correr por ele já me lembra da São Silvestre. Enfim...

Como a largada dos 5k e 10k foi conjunta, seria bem natural eu passar por um mar de gente, o que aconteceu na própria Avenida Pacaembu. A vontade de correr pela calçada era gigantesca, mas por questões obvias essa idéia brilhante foi descartada. "Mas por que Anônimo! Assim você ganharia uma maior velocidade e ...", precisamente!! Uma maior velocidade!!! Se eu estivesse correndo para competir, seria excelente! Como eu estava gravando, uma maior velocidade implica em várias coisas como: trepidação maior da câmera, pouco tempo de exibição dos corredores no vídeo, poucos corredores atrás de mim, e assim por diante.

Apelidos... Dessa vez notei que as pessoas estavam me chamando mais por "Anônimo" do que outra coisa, o que é bom! Mas confesso que senti falta do "Batman". Pelo menos teve "Jaspion" e "Ninja", hehehe!

Outro fato que me deixou feliz foi ver a galera de Campinas correndo nessa corrida, dando o ar da graça no meio do vídeo dos corredores. Moçada, parabéns por estarem na terra da garoa!
As celebridades de Campinas... e um ser esquisito.


Uma vez concluída a corrida, comecei a parte B, que foi a criação do segundo vídeo que seria das abordagens que realizei com os corredores participantes. Claro que era apenas os que tivessem olhado para mim primeiro. Fiquei feliz com o resultado, apesar que as pessoas ficavam meio receosas (com motivos de sobra, claro!)

E para finalizar essa corrida, tive a chance de ver um corredor bem popular nas corridas, o senhor Antonio Colucci! E o melhor de tudo, ele divulgou uma fogo minha no face! E o melhor ainda, perguntando aos corredores "Quem é esse mascarado?". As respostas marcantes foram as que disseram que eu era o Stig e um Tron. Wow, quem dera!

E foi assim, meus caros amigos do mundo da corrida! Agora o jeito é descansar bem pois a próxima prova oficial será em Brasilia! Golden 4 Asics! Nos veremos por lá!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. No meu blog tem sorteio para corrida de montanha. Vai encarar?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Falae Corredor, tudo certo?

    Também corri essa e te encontrei depois da prova.

    Tirei uma foto com você e postei lá no blog, não sei se você lembra.
    Entra lá:
    http://www.corresampa.com.br

    abraços
    Léo

    ResponderExcluir
  3. E aê, Corredor X? Beleza?
    Sei que já faz algum tempo que rolou essa prova, mas eu entro no video aos 24:47. Eu sou o louco que fica medindo o braço direito, depois o braço esquerdo e fazendo um movimento engraçado com os braços.
    É uma lição de humildade quando a gente acha que melhorou um pouco na corrida, então de repente um sujeito vestido com roupa preta e de manga cumprida, COM UMA MOCHILA NAS COSTAS, COM UM MEGA CAPACETE, CÂMERAS PRESAS NA FRENTE E ATRÁS DA CABEÇA, passa voando do lado da gente XD
    Isso me mostrou o quanto eu ainda tenho pela frente e o quanto tem pessoas que se esforçam e correm muito bem. Mas eu ainda chego lá.

    Valeu por você ter participado e filmado a prova. Boas corridas pra todo mundo \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago!

      Sim faz muito tempo mesmo! Mas fico feliz que ainda se lembre deste louco que te escreve, hahaha!

      O que importa é que você tem garra e quer se superar a cada momento que passa! É só estabelecer metas e cumpri-las, sempre dando tempo ao tempo.
      Lembre-se: Nunca chegaremos a um ponto "perfeito". Sempre dá para melhorar. Não concorda?

      Um forte abraço e vou guardar mais esse apelido (Corredor X), hahaha!

      Excluir