segunda-feira, 5 de agosto de 2013

04/08/2013 - 2ª Corrida PONTE 10K - Campinas

Se está em busca dos resultados, eles estão disponíveis em http://www.corpuseventos.com.br/corrida/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=89

Agora, se o que está procurando são as fotos do evento, seguem alguns links interessantes:
Já víu o vídeo dos corredores? Não?? Dê uma olhada!

Ah, e mais uma vez de volta a correr em Campinas! Desta vez sem quebras de recordes ou algo similar, mas sim correndo observando os outros correrem! 

Anônimo ao RESGATEEEEEE!!!
Naquele dia ocorreram duas corridas, a da PONTE (que me programei desde julho) e a Criança Esperança. Esta teve como percurso a lagoa do Taquaral, já aquela, boa parte da Norte-Sul. Até mesmo pensei na remota possibilidade de correr em uma, no meio da prova correr a outra e voltar a correr a "uma" novamente. Claro que seria impossível, já que a largada das duas provas seria às 8:00 da manhã, além de o percurso final ficar na casa dos 18km. Então, fiquei com a macacada!

O percurso manteve-se o mesmo do ano passado, o que torna esta prova não tão fácil, muito menos difícil. Se observarem a altimetria, irão notar que existe basicamente uma descida e uma subida, nesta ordem, no percurso. Ou seja, é saber dosar bem os primeiros 5km para ter energia para encarar os próximos 5km, que serão subidas atrás de subidas (notem que podem até ocorrer subidas que você mal sabe que é subida)

Encontrei, como sempre, a galera da equipe "Eu corro e vc?", o que rendeu até uma prova a lá time de futebol. Claro que fez todo o sentido, uma vez que estávamos dentro do estádio Moisés Cicarelli! 

Como cheguei cedo ao evento (o que é um milagre, por sinal), deu para registrar algumas fotos momentos antes da largada, além de interagir com os demais corredores bem no estilo "imagem e ação". Um deles que mantive uma longa "conversa" foi com o João Marcelo, mantenedor da página Guia do Atleta, que possui informações relacionadas à corridas, além de promoções relâmpago! Acessem!!

Conversando com ele, ele me deu várias idéias interessantes, inclusive a de encarar também o Circuito Esperança no meio da Corrida da PONTE. Uma pena que ambas largaram simultaneamente, senão...

Notem o sorriso de ambos!
E hoje era um dia de testar coisas novas. Mais especificamente duas coisas: Silicagel e um fixador melhor da câmera na cabeça.

A silicagel tem propriedades mágicas de remover umidade do meio em que ela é aplicada. Ou seja, se você tiver um componente eletrônico que foi molhado recentemente e por isso não está funcionando corretamente, você pode colocar (desde que esta catástrofe tenha ocorrido momentos antes) esse aparelho em uma vasilha devidamente fechada com silicagel. Silicagel não é bem um... digamos... "gel", mas sim umas bolotinhas que parecem balinhas (mas não comam!!!).

Como a minha câmera estava sempre embaçando depois de uns 15 minutos de gravação ininterrupta, levantei duas hipóteses:
  1. Vapor dágua da minha cabeça (lembrem-se, uso touca em um sol infernal!) estava entrando na lente da câmera.
  2. Fungos dentro da câmera
Se a hipótese #1 fosse verdadeira, talvez a silicagel não funcionaria. Mas, se a #2 fosse verdadeira, tcharaaaaans! Silicagel agiria feito um balsamo sagrado e acabaria com meus problemas.

"Mas Anônimo, o que a silicagel tem haver com os fungos?!", isso, amiguinho, explicarei em breve, com o restante do relato!! explicarei agora. Primeiramente, como os fungos são criados? Sim, umidade. E como eles se mantém? Exatamente, com umidade, por menor que ela seja. O que acontece quando aquecemos um titico de umidade? Vapor d'água, exato!! E o que acontece quando a temperatura abaixa? Volta a ser umidade. Muito bom!!!
E com vocês, silicagel!!

Como quebrar este ciclo vicioso? Removendo-se a umidade!!! E é aí que a silicagel desempenha o seu fabuloso papel, matando o fungo no processo. E voilà!!

Apenas para fins numéricos, sem a silicagel o embaçamento iniciava-se após 15 minutos. Aplicando-se a silicagel na câmera e baterias (vai que, né?) O tempo aumentou para fantásticas 2 horas. Detalhe: sem sinais de embaçamento! Woooooow!!!

Muito bem, muito bem, problema de embaçamento solucionado. Agora vamos ao problema número dois: fixador na cabeça.

Não sei se repararam nas gravações, mas as vezes nota-se um chacoalhamento bem anormal nos vídeos dos corredores. Sim, é o ato de correr e não, não corro pulando (existem controvérsias). E este chacoalhamento é sempre no eixo vertical, o que causa, bem... tonturas aos telespectadores!

Utilizei uma pequena gambiarra que se assemelha ao que é utilizado em um capacete de ciclismo, que seria um prendedor que vai logo abaixo do queixo, próximo ao pescoço. E este prendedor pertence a uma faixa que está presa no contato que vai a câmera. Tcharaaaans, como a faixa está bem apertada (não o bastante para me sufocar. Novamente, há controvérsias), não ocorre mais o movimento vertical, ou pelo menos não da forma anterior. Ah sim, a faixa é elástica.

Grande Magno!
Muito bem, muito bem, chega de lero lero e vamos à corrida! Um grande atrativo foi a premiação especial para aqueles que quebrassem o recorde da prova, cujo premio seria, entre vários brindes, uma camiseta oficial da Ponte Preta. Legal, hein?! Tanto que o locutor da prova convocou os heróis que fariam o percurso abaixo do tempo previsto para largarem em posicionamento privilegiado. Na minha humilde concepção, acho que isso seria semelhante a perguntar se algum aluno viria a lousa resolver um exercício insanamente difícil que valeria a sua aprovação na disciplina... Ou seja, nenhum herói apareceu...

Com a largada realizada, já fui me preparando para encarar, pela segunda vez, o percurso matador da Corrida PONTE 10K. E mais uma vez quase me perdi devido as curvas até chegar na Princesa D'Oeste. Santos Staffs que indicaram-me o caminho a ser realizado!

Mas, diferente do ano anterior, notei que o pessoal de fato me chamou de Corredor Anônimo (para os íntimos, apenas Anônimo). Talvez isso seja explicado pelo fato de eu ter corrido com um NÚMERO DE PEITO!! Ok, não era o oficial, era um bem "piratex". Tanto que o número que acabei escolhendo foi... 0. Exatamente, oficialmente nesta prova eu era o corredor Zero! Obrigado, rapaz do Foco Radical que me deu esta ideia genial!!

Como dito anteriormente, o nível de dificuldade da prova é detectado em três pontos:

  1. Na subida onde fica a Cachaçaria São Joaquim;
  2. Do 6 até o 8 km;
  3. Imediatente antes de retornar ao Estádio.
Mas com a força dos corredores (e de alguns presentes que estavam na rua. Hey, tinha até uma churrascada acontecendo próximo da descidona da ponte da Norte-Sul! O pessoal até me convidou para dar um pulo lá!) consegui encarar "com louvor" este desafio.

E não é que encontrei uma coelha na prova! Sim, estou falando da Rafaela Damázio, que quase penei para chegar perto. Ela estava seguindo em um pace muito bom, inclusive com o próprio coelho dela! Parabéns!!

Mas não posso esquecer do rapaz que viu eu chegando e até conversou rapidamente comigo imediantamente antes de passar pelo portão do estádio. E este rapaz foi o Magno Eduardo, terceiro colocado no geral dos 5km! Impressionante!!

E é claro que eu não posso esquecer do herói que conseguiu ser filmado durante.... 1 MINUTO E 17 SEGUNDOS!! Ele praticamente fez metade da volta olímpica no campo sendo gravado até cruzar a linha de chegada!! Corredor número 482, Edemir Ferreira da Silva!! Inclusive, não tinha como a imagem do vídeo dos corredores ser outra. Parabéns cara!!

Grande corredor 482!! Parabéns Edemir Ferreira!!
E assim se deu o dia de ontem, com muita emoção e muitos pódios de pessoas conhecidíssimas no mundo das corridas! Tanto que estarei disponibilizando em breve os 4 pódios que ocorreram no domingo. Aguardem!

E é isso! Parabéns a você, corredor, e até o próximo desafio! Série Delta etapa Japão em São Paulo!





Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Espero que o silicagel tenha ajudado você. Chato quando perdemos equipamentos eletrônicos. :/
    E parabéns pela prova. Correr no estilo run4fun também é bom demais.
    abraço e bons kms.
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  2. Ah, Helena! Correr no Run4Fun sempre é divertido! É uma forma diferente de se ver a corrida, hehehe!

    E como ajudou! A indicação da silicagel foi feita por um rapaz que assistiu um vídeo meu no Youtube e falou sobre o embaçamento e mencionou este produto. Aí foi tiro e queda!

    Um forte abraço e espero um dia correr em Floripa! Tanto para curtir quanto para performance!

    ResponderExcluir