domingo, 19 de agosto de 2012

Correr e Caminhar para Viver Bem - Campinas

Salve, salve, amantes da corrida e também aos entusiastas e curiosos! Hoje participei do evento Correr e Caminhar para Viver Bem que aconteceu aqui em Campinas. Na realidade, a etapa não era bem "Campinas", mas sim "Sanofi & BorgWarner". "Anônimo, quem são esses caras??", bom, vamos por partes!

Sanofi, que na realidade é Sanofi Diabetes (maiores informações nesse site: http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/), é um espaço voltado para todos que se preocupam com o diabetes e querem ter uma boa qualidade de vida. Além disso, mostra a todos os diabéticos que eles podem sim terem uma vida saudável com a prática esportiva como, por exemplo (tcharaaaaans) a corrida!

BorgWarner (maiores informações nesse site: http://www.borgwarner.com.br/) é uma empresa que é referência mundial em tecnologia e aplicações para trem de força de veículos de passeio, utilitários leves e pesados. Ou seja, caminhões e similares! E o melhor de tudo, a empresa apoia projetos socioambientais!

Muito bem, muito bem, esclarecido essas dúvidas quanto aos nomes (talvez eu tenha falado abobrinha e nem esteja sabendo...), vamos em frente! A corrida ocorreu internamente no IAC, Instituto Agronômico de Campinas, com um percurso que lembra um pouco a Eco Runing que ocorrerá em breve! Estive pensando em correr com a manga comprida branca, que é o que venho fazendo desde então, só que a corrida tinha uma peculiaridade: largada às 9:00 da manhã. Ou seja, nem pensar! Fui de manga curta para não passar um calor excessivo, o que não me ajudou mesmo assim. Explico em breve!

Chegar no IAC foi bem fácil de bicicleta, pelo fato de ser domingo, claro! Mas uma coisa que eu fiquei preocupado ao chegar na arena foi ver uma fila gigantesca de gente pegando o kit, que consistia em uma camiseta e bolsa simples, além do chip e numeral. Tá aí um ponto que eu achava que era um saco e que na realidade até que é bom ser assim: entrega de camisetas e "souvenires" um dia anterior ao evento. No máximo, entregar o chip na hora da corrida. Isso é necessário pois há o risco de ocorrer um tremendo atraso na competição. Ainda mais com o sol g-o-s-t-o-s-o das 9 horas fritando o nosso coco.

A largada foi tranquila e a minha largada, que inclusive já é um ritual, depois de todo mundo também foi bem suave. Mas o calor castigou e muito. Ainda mais com a adaptação que eu fiz na máscara a fim de evitar o embaçamento do visor. "Que adaptação foi essa, Anônimo??", explico: A fim de evitar que a máscara ficasse colada no meu rosto, facilitando assim o embaçamento do visor com o ar quente, eu colei algumas esponjas para evitar isso, com a idéia que elas evitariam o ar quente de subir. Para isso, elas deveriam estar ACIMA do meu nariz. E o que aconteceu? Exatamente, elas ficaram EM BAIXO! Nem preciso dizer o apuro que passei até o final da prova.

Para melhorar ainda mais o meu dia, consegui perder o visor no meio da prova. Isso aconteceu quando um dos pontos da máscaras se soltou, fazendo com que o visor voasse longe. O que o Anônimo aqui fez? Se estressou, arrancou a máscara e voltou para casa? Não! (Mas bem que eu queria ter feito isso...) Achei de ajustar a máscara e correr sem o visor mesmo. Pelo menos deu para dar uma refrescada na cara, hahaha!

Falando em refrescada, eu estava com um copo d'água na mão o percurso quase inteiro. Digo "quase" pois tive que tomá-lo no oitavo km. Minha intenção era tomar no final da prova, mas o calor estava demais. E para melhorar, o cabeçudo aqui correu de luvas. Troféu joinha para mim mesmo, hohoho!

Ao final da prova, coloquei a minha máscara que tem vários números de peito fixados nela, já que a máscara sem visor não é bem uma boa máscara. Mas tive uma boa idéia a ser posta em prática graças a esse problema envolvendo o calor que em um post futuro divulgarei por aqui!

Mas nem tudo foi tragédia! Também tive momentos bons na prova, entenda-se, MUITOS momentos bons! Por exemplo, encontrei o Corretor Corredor! E graças a ele ganhei um novo apelido! BOMBERMAN!! Ok, não foi bem isso, mas chegou perto: Homem Bomba! Para que vocês entendam o motivo desse nome, só vou adiantar que um outro corredor me chamou de Taliban. Prooooonto, agora vocês entenderam o "Homem Bomba", huhuhu!

Outra coisa boa foi que eu consegui ajustar corretamente a câmera na cabeça. O ajuste foi necessário para não pegar toda hora o céu azul e os corredores em uma proporção 1 para 1. Falando em câmera, sinto que mais e mais pessoas interagem com ela quando passo pelos corredores. Um exemplo clássico foi quando dois corredores perceberam que eu estava gravando e falaram:

"Nossa, ele está gravando!! Corre para sair na gravação!!"

e uns segundos depois

"Cara, não dá, ele está muito rápido!"

Bom, não foi por mal! É que eu tenho que gravar o maior número de pessoas! Além de estar um calor infernal! Eu queria acabar o meu sofrimento o mais rápido possível!!

Outro ponto legal foi quando um senhor estava assistindo todos correrem e quando me viu soltou um "É isso aí! Pega os caras! Está correndo soltinho, isso aí!!" A vontade que eu tinha era de imprimir uns 3'45''/km e sair fazendo a rapa. Mas aí me lembrei que eu tinha uma câmera na cabeça e fiquei nos meus 4'30''/km. Bom, vontade não faltou! O que falou foi energia...

Em suma, o evento foi bem divertido e desafiador! Quem quiser provar desse desafio, estão convidados para correr a corrida Eco Running que também será realizada no IAC. Mas corram que é só até amanhã nesse site: http://www.ativo.com/Eventos/MostraEvento.aspx?idEvento=5547

Abraços a todos e nos vemos por ai! Ah, e continuem na correria!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. YES !!!
    Confesso que quando te vi e disse:
    "Olha o Homem Bomba !!!"
    Nem imaginava quem era.
    Foi um prazer conhece-lo
    Tenho algumas fotos suas no meu Facebook.
    De uma passadinha por lá ...

    um abraço do
    O Corretor Corredor
    www.ocorretorcorredor.blogspot.com
    Facebook: O Corretor Corredor

    ResponderExcluir
  2. Cara, e o vídeo da prova? Quero ver se eu apareço!!! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio!

      Então, rapaz... O vídeo está aqui! http://www.youtube.com/watch?v=WLiBC7SzXH0

      Em breve haverá a busca pelo numeral de peito, mas não darei uma data, já que tenho algumas "pendenciazinhas" a fazer, hehe!

      Um forte abraço!

      Excluir
  3. Parabéns pelo Blog, e pela idéia de gravar o pessoal correndo. Muito Legal.
    Nesse video apareço no 23ºminuto e consegui ficar quase 30segundos.. rs
    abr


    ResponderExcluir